Representantes de quatro universidades compareceram à audiência pública da Câmara

As dificuldades dos universitários usuários do transporte público de Porto Nacional foi o tema da audiência pública da Câmara Municipal realizada na quarta-feira, 22, às 19 horas. O evento foi uma solicitação dos estudantes que, em reunião com os vereadores, relataram a má qualidade e a falta da prestação do serviço municipal e intermunicipal, o que seria a principal causa de evasão e desistência dos alunos.
Na ocasião, o representante do movimento estudantil em prol do transporte público, Aleandro Gomes Resplandes, argumentou que os universitários reivindicam a gratuidade do transporte. “A união dos estudantes para a realização da audiência é para procurar uma maneira de efetivar a Lei que garanta aos estudantes o passe livre, este é o anseio dos estudantes”, destaca.
O estudante Leonardo Nilo, representando os alunos do Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (ITPAC), comentou que a falta de transporte, falta de iluminação pública e mato alto nos arredores da universidade resultam em assaltos. Ainda foi comentado pelos alunos que a falta de ônibus coletivo dentro da cidade dificulta o acesso a universidade para os alunos que moram nos setores periféricos de Porto Nacional.
Presente na audiência, o vereador da Capital Júnior Geo (Pros) destacou que a região metropolitana de Palmas, composta por 16 cidades, foi criada pelo ex-governador Siqueira Campos (PSDB) e teve como um dos objetivos a integração do transporte coletivo entre os municípios que a compõem. Assim, o parlamentar entregou cópia de Projeto de Lei para que os estudantes paguem apenas metade da passagem para o assessor do deputado estadual Jorge Frederico (SD), Crispim Júnior.
Os vereadores de Porto Nacional presentes na audiência pública colocaram-se a disposição para buscar soluções para o problema do transporte no município. Por fim, o presidente Jefferson Lopes (PSD), convocou os estudantes para mobilizar os deputados estaduais para a criação da Lei de passe livre e buscar soluções na esfera estadual para o problema.
O evento contou com a participação de estudantes da Universidade Federal do Tocantins (UFT), do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia (IFTO), da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) e do Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (ITPAC), bem como o empresário responsável pela empresa Viação Paraíso, Warley Rubens Pacheco; o secretário municipal de Infraestrutura, Hadyr Mascarenhas; a diretora do Campus da UFT de Porto Nacional, Jusceia Garbelini; e os vereadores Jefferson Lopes (PDT), Professor Sebastião (PRP), Fernando Manduca (PDT), Fábio Alves (PROS), Miúdo (PTB) e Ivan Casca Preta (PTN), o vereador de Palmas, Júnior Geo (PROS).