(PALMAS-TO) - Uma equipe do governo do Estado seguirá para Vancouver, no Canadá nesta sexta-feira com a missão de visitar e conhecer as tecnologias e equipamentos fabricados naquele país para a prevenção e controle dos incêndios florestais. De acordo com a Secretaria Estadual de Comunicação (Secom), a missão, que seguirá até o dia 31, será composta pelo presidente do Instituto Natureza do Tocantins, Alexandre Tadeu Rodrigues (Naturatins); o secretário executivo da Secretaria de Segurança Pública, Fernando Ubaldo; e os tenentes-coronéis do Corpo de Bombeiros, Dodsley Yuri Tenório, e da Companhia Independente da Polícia Militar Ambiental (Cipama), Felix Francisco dos Santos Neto.
Conforme a Secom, a comitiva conhecerá os procedimentos técnicos e operacionais dos equipamentos para combate a incêndios, notadamente os utilizados em áreas remotas. Trata-se de caminhões especiais, helicópteros e ainda bombas, equipamentos de proteção individual, uniformes, entre outros, para o manejo florestal.
Na ocasião, a comitiva também empreenderá visita ao órgão do governo canadense responsável pela gestão ambiental da província de British Columbia, com a finalidade de conhecer os procedimentos de licenciamento, monitoramento e fiscalização ambiental.
O presidente do Naturatins, Alexandre Tadeu, disse que o objetivo da visita vem ao encontro de uma preocupação do governo do Estado do Tocantins de buscar medidas e estratégias adequadas para o combate e controle das queimadas, recorrentes durante o período de estiagem, além de melhorias em outros segmentos.
Ainda conforme a Secom, esta missão consiste em uma etapa do processo de negociação entre os governos canadense e do Estado do Tocantins com vistas a viabilizar um termo de cooperação voltado para as áreas de segurança, gestão ambiental e combate a incêndios florestais.
Queimadas - No ano passado diversas ações foram realizadas para evitar e combater os incêndios florestais, desde ações educativas até o combate do fogo. Mesmo com uma redução de 63% dos focos de calor, o Tocantins ocupou a segunda colocação anual no ranking de queimadas, ficando atrás somente do Estado do Mato Grosso.
Publicado em Tocantins na Edição Nº 14361
Comentários