PALMAS - O Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) promoveu seminário sobre Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), para novos extensionistas rurais empossados no último concurso público do órgão. O evento fez parte do curso de capacitação inicial dos Agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural, que beneficia 90 extensionistas e contou com cinco módulos.
“Essa capacitação é muito importante, pois, como agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural, eles precisam estar preparados para prestação de um serviço de qualidade. Nós que dependemos da agricultura e da pecuária, ou seja, do agronegócio como um todo, precisamos ter nossa economia fortalecida, por isso priorizamos a capacitação dos nossos técnicos para que eles possam ser esses agentes de mudanças”, avaliou o presidente do Ruraltins, Pedro Dias.
Para o presidente da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), Argileu Martins, o Ruraltins é uma entidade que fomenta a inovação para um dos mais importantes setores da sociedade. “Precisamos compreender que os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural são extremante estratégicos para o processo de desenvolvimento com sustentabilidade, porque a agricultura, principalmente a agricultura familiar, é um segmento estratégico, pois é um setor econômico capaz de gerar renda de forma desconcentrada, gera ocupações a um custo muito baixo e para isso é necessário que a extensão se fortaleça”, disse.
Martins também destacou o avanços e desafios da Ater nas últimas décadas e o papel da Asbraer. “A Asbraer trabalha para atender as diferentes realidades das regiões, a articulação de políticas públicas voltadas para o setor agropecuário; além de representar 16 mil extensionistas que prestam atendimento a agricultores de 5,3 mil municípios (96% dos municípios do Brasil), com  2,3 milhões de Agricultores Familiares atendidos”, ressaltou.