Ângela Prudente: “Não medimos esforços para que o eleitor se conscientizasse”

PALMAS - O Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE) anunciou nessa segunda-feira, 29, que 648.045 mil votantes estão cadastrados biometricamente, o número equivale a 63% dos eleitores tocantinenses. O sistema identifica a pessoa por meio de digitais. Com estes dados, o Tocantins torna-se a segunda região do País a alcançar a meta nacional.
Em dados específicos, o TRE registrou até essa segunda-feira 256.581 mil novos recadastramentos biométricos, 100,62% da meta estipulada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que era de 255,009 entre 2015 e 2016. A presidente do Regional, desembargadora Ângela Prudente, avalia o avanço como resultado do trabalho que vem sendo desempenhado por todos os servidores nos 35 cartórios, em especial das 12 zonas eleitorais que passam por Revisão Eleitoral.
“A biometria, além de meta do TSE, é uma prioridade para a Justiça Eleitoral do Tocantins, em 2015 iniciamos a 4ª Fase, juntamente com a revisão obrigatória em 12 zonas, mas também estamos com frentes de atuação nos demais cartórios de forma ordinária. Por tanto, esse resultado é reflexo do trabalho e empenho dos servidores e também dos colaboradores cedidos. Um compromisso do TRE com a legitimidade e segurança das eleições e para com os eleitores do nosso Estado”, afirma Ângela Prudente.
O segundo lugar no ranking do TSE veio 5 dias antes do fim do prazo da Revisão Eleitoral Obrigatória e Recadastramento Biométrico. Por meio da Resolução 324 de 14 de maio de 2015, 53 municípios distribuídos em 12 zonas eleitorais no Tocantins iniciaram a atualização do cadastro eleitoral com a identificação biométrica. O prazo encerra na sexta-feira, 4 de março, e a expectativa é aumentar até ainda mais o número de eleitores recadastrados biometricamente.
Para promover e garantir o acesso dos eleitores, inúmeras ações já foram realizadas, como atendimentos itinerantes, divulgação maciça nos meios de comunicação, panfletagens, carro de som, reuniões com lideranças políticas, líderes comunitários, igrejas e agentes de saúde.
“Não medimos esforços para que o eleitor se conscientizasse da sua obrigação eleitoral e da importância do seu título de eleitor. E nessa reta final estamos reforçando todas as 12 zonas eleitorais com servidores das secretarias do TRE, de modo a atender até o último eleitor que comparecer aos cartórios nesta sexta-feira”, finaliza a presidente Ângela Prudente.