Neste sábado, 13, acontece em todo o País grande mobilização contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor do zika vírus, chikungunya e dengue; e o Estado do Tocantins vai se unir a este combate. Em todo o Brasil, serão 220 mil militares das Forças Armadas, junto a profissionais dos Estados e municípios, indo às ruas orientar a população, visando a eliminação de focos do mosquito. A campanha será realizada em mais de 350 municípios de todas as unidades da Federação.
Diversos servidores serão mobilizados e terão o auxílio de instrutores do Pronatec, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Federação da Agricultura e Pecuária. No Tocantins, a campanha terá a participação da ministra da Agricultura, senadora Kátia Abreu (PMDB), do Exército, Marinha, Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Embrapa, Sebrae e ainda Polícia Militar e prefeituras. A ministra destacou que esse será o “Dia Z” de combate ao zika vírus.
Segundo a ministra, no Brasil, dos mais de 5 mil municípios, existem 380 cidades com risco maior e outras 160 com risco elevado. No Tocantins, o maior problema está localizado na Capital, em função do tamanho da cidade e de sua população.
Palmas
De acordo com a Secretaria de Comunicação (Secom) da Prefeitura de Palmas, o evento na Capital inicia às 7h30, com grande concentração no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho. No local serão repassadas todas as orientações para que equipes saiam às ruas às 8 horas.
Em reunião com o secretário municipal de Saúde de Palmas, Whisllay Maciel Bastos, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Glauber de Oliveira Santos, se prontificou a ajudar na mobilização e disponibilizou o seu efetivo. “Então nós iremos fazer o possível e trabalharemos de maneira incisiva nessa campanha”, afirmou.
O prefeito da Capital, Carlos Amastha (PSB), destacou as parcerias e disse que será realizado um “excelente” trabalho de conscientização.
“Estamos contando com a parceria do Exército Brasileiro que já confirmou a presença de 300 homens, a Marinha confirmou mais 40 integrantes e a Polícia Militar com um efetivo de 100 participantes. Além disso, os nossos servidores também foram convidados e tenho certeza que faremos um excelente trabalho de conscientização junto a nossa sociedade.”
Antes, porém, nessa sexta-feira, 12, voluntários fizeram trabalho de conscientização na Feira Coberta da 304 Sul.
Miracema
Em Miracema, a ação vai contar com a união da gestão municipal, por meio das secretarias de Saúde, Meio Ambiente e Serviços Públicos, e Defesa Civil Estadual e começa às 8 horas. Os bairros atendidos nesta primeira mobilização serão: Santos Dumont, Setor Brasil, Filomena, Novo Horizonte, Universitário e Flamboyant.
A secretária municipal de Saúde, Lourdes Dourado, ressaltou o engajamento dos poderes para a realização de ações visando a melhoria qualidade de vida do cidadão. “Os governos devem andar lado e lado e tomarem decisões que vão beneficiar a comunidade. Em Miracema, vamos realizar uma grande ação e pedimos a ajuda da comunidade para alcançarmos bons resultados”.
A prefeitura de Miracema ainda implantou a Sala Municipal de Coordenação e Controle para enfrentamento da dengue, chinkungunya e zika. A sala foi instituída por meio do Decreto n° 11 de fevereiro de 2016 e tem o objetivo de gerenciar e monitorar a intensificação das ações de mobilização e combate ao mosquito Aedes Aegypti.
Porto Nacional
O município de Porto Nacional também se unirá à mobilização contra o mosquito. Após passar por Palmas, a ministra Kátia Abreu, participará do evento na cidade, com o prefeito Otoniel Andrade (PSDB). A programação terá início às 12h30, na Praça da Vila Nova.
Mutirão na AABB
Todas as Associações Atléticas Banco do Brasil (AABBs) do País também participarão da mobilização nacional. Em Palmas, o mutirão na AABB será realizado a partir das 8 horas e contará com a participação de funcionários, membros da diretoria, associados, fornecedores, parceiros e funcionários do Banco do Brasil. A proposta é promover uma grande faxina em todas as AABBs, centrada na identificação e eliminação de possíveis focos de proliferação do mosquito nos vários espaços e instalações dos clubes, como vasos de plantas, calhas, entre outros.
Ações de combate
Durante toda essa sexta-feira, os colaboradores da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins (Faet) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Tocantins (Senar-TO) fizeram um mutirão de combate ao mosquito, através de ações como dedetização de todas as áreas internas e externas da sede da instituição, localizada em Palmas; limpeza dos lotes baldios ao redor da sede, limpeza das calhas e de todos os ambientes da instituição.
Estas ações também foram realizadas nos núcleos do Sistema Faet/Senar nos municípios de Araguaína, Gurupi, Araguatins e Arraias, bem como nos sindicatos rurais de todo o Tocantins.
Araguaína
A Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria da Saúde, realizará uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) para realizar palestras para alunos, sobre medidas de prevenção contra doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. As palestras ocorrerão nos três turnos no dia 1º de março, no auditório no Senai.
O município vem realizando várias ações dentro da campanha “Araguaína Contra a Dengue”. Estão sendo confeccionadas armadilhas para capturar os mosquitos, em parceria com a Comunidade Terapêutica Vida Nova e equipes do Centro de Controle de Zoonoses do município e Vigilância em Saúde, em parceria com a Diretoria Regional de Ensino e outros órgãos, também realizam palestras com orientações para funcionários nas escolas estaduais, fiscalização nos prédios escolares e educação em saúde com alunos, com apresentação dos temas sobre doenças de forma dinâmica, utilizando fantoches.
Tocantinópolis
Em Tocantinópolis, policiais militares da 5ª Companhia Independente de Policia Militar do município participaram nessa quinta-feira, 11, de uma palestra sobre prevenção e combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. “Temos que juntar forças para combater o mosquito Aedes Aegypti. Sei que além de tomarem conhecimento, vocês também vão fazer essa defesa e conscientização na sociedade, pois o município precisa dessa ajuda”, disse a secretária de Saúde, Maria da Conceição Farias.
Em todos os municípios, de 100% da responsabilidade, praticamente 90% depende da população e 10% da educação e saúde. Os agentes de saúde e endemias conforme o Plano de Contingência e Emergencial, devem visitar as residências uma vez a cada sessenta dias.
Lançamento de campanha
O lançamento oficial da campanha de mobilização e combate ao mosquito aedes aegypti no Tocantins ocorreu na sexta-feira, 5, coordenada pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), que atua nos 139 municípios do Estado, abrangendo as comunidades Quilombola, Indígena e Rural.
A Seduc, juntamente com o Ministério da Educação (MEC), assinou o pacto de combate ao zika vírus e conscientização da população para o controle dos ambientes que favoreçam a proliferação do mosquito. (Com informações das assessorias de imprensa das instituições)
Comentários