(PALMAS-TO) - Com o objetivo de qualificar as ações de prevenção e controle da dengue, o Ministério da Saúde repassou aos 139 municípios do Tocantins R$ 2 milhões que deverão ser utilizados para planejar as ações exclusivas neste sentido. Com a medida, espera-se que haja uma redução nos números de casos apresentados no Estado, onde foram registrados 39 casos graves de dengue em 2012, com cinco óbitos.
Segundo a coordenadora de Dengue e Febre Amarela da Secretaria Estadual de Saúde, Simoni Milani, os recursos servirão para os melhorarem o trabalho e controle vetorial, entre outras providências. “Todos os municípios, ao contrário do ano passado quando apenas 40 receberam recursos, poderão adquirir novos equipamentos e materiais de campos e todos os demais objetos e objetivos que melhore o trabalho até mesmo compra de novos uniformes, já que estamos em ano de nova administração”, afirmou.
Ainda segundo Simoni, o número de casos graves da doença reduziu, mas as ações de controle devem ser permanentes. “Não podemos parar com os trabalhos e as ações de campos e assistência são extremamente importantes e para isso, o Estado está sempre à disposição para ajudar os municípios no sentido de orientar na elaboração de plano de ações”, enfatizou.
Além dos profissionais, segundo a coordenadora, a população deve ficar atenta aos cuidados e aos sintomas da doença. A principal dica é não se automedicar. “A automedicação pode mascarar um sintoma que infelizmente possa voltar com mais força e sem condições de reverter”, adverte. (Aldenes Lima)