(PALMAS-TO) - Como parte da política de transversalidade praticada pelo secretário da Ciência e Tecnologia do Estado do Tocantins, Borges da Silveira, o secretário Executivo da pasta, Mario Bezerra Guimarães recebeu nesta terça-feira, 6, na sede do órgão, a vice-presidente de Pesquisa e Laboratórios de Referência da Fiocruz – Fundação Osvaldo Cruz, Claude Permez e o presidente da Fundação de Medicina Tropical, Eric Luis de Sá.
Os representantes das três entidades discutiram a formalização de um Termo de Cooperação Técnica que possibilite avanços tecnológicos e capacitação de recursos humanos na fundação tocantinense, com destaque para as áreas da biodiversidade, laboratórios de referência para diagnósticos de doenças e cursos de formação de mestres e doutores.
Para o presidente da Fundação de Medicina Tropical, Eric Luiz de Sá, a parceria será muito importante devido à credibilidade que a Fiocruz tem no meio científico. “Nós podemos ter bons resultados com a realização de pesquisas aplicadas que venham resolver problemas da nossa população. A Fiocruz pode nos ajudar na formação e fixação de novos mestres e doutores no Estado”. Já a diretora Claude Permez orientou a elaboração de um plano estratégico para levantar os principais problemas e demandas científicas no setor de saúde do Estado.