Equipe do Tocantins durante solenidade de abertura das Paralimpíadas Escolares

(SÃO PAULO) - O apresentador Yudi Tamashiro deu as boas vindas às delegações durante solenidade de abertura das Paralimpíadas Escolares Rhailma, Felipe e Jaime representaram o Tocantins na abertura dos Jogos A chefe da delegação, Keilla Gonçalves, ressaltou o aumento no número de estudantes participando da competição Apresentação de dança com cadeirantes fez parte da festa de abertura das Paralimpíadas
Alunos paratletas de todo o país participaram na noite desta terça-feira, 25, da cerimônia de abertura da Paralimpíadas Escolares. Ao todo, 1107 estudantes competem na sexta edição dos jogos, que buscam promover a integração de deficientes visuais, físicos ou intelectuais por meio do esporte.
A solenidade, realizada no Parque Anhnembi, em São Paulo, contou com a participação do apresentador Yudi Tamashiro, mestre de cerimônia do evento. O Tocantins foi representado no desfile das delegações pelos estudantes Felipe Pereira, do tênis de mesa, Rhailma Sousa e Jaime Moura, do atletismo.
“Me senti orgulhoso em representar o estado do Tocantins, que está crescendo nas oportunidades para quem tem deficiência”, ressaltou o cadeirante Felipe, do Centro de Ensino Médio (CEM) Bom Jesus, de Gurupi.
Para a chefe da delegação, Keilla Gonçalves, as expectativas são boas para o Tocantins. “Em 2013 eram seis alunos paratletas na competição. Agora já são 14. Com a participação do Estado no último ano, os estudantes ficaram mais animados e se envolveram mais nos treinos para competirem aqui”, afirmou, ressaltando a melhora da qualidade técnica do grupo.

Integração
O Tocantins está representado nas Paralimpíadas Escolares com estudantes dos municípios de Dianópolis, Gurupi, Fortaleza do Tabocão, Miracema, Guaraí, Araguaína, Porto Nacional e Palmas. Para eles, ter chegado a São Paulo após vencerem os Jogos Paradesportivos Estudantis do Tocantins (Parajets), é uma grande conquista. Além do incentivo no esporte, a oportunidade contribui para a socialização dos paratletas. “É bom representar o Tocantins fora. Eu já fiz muitas amizades e conheci colegas de vários estados”, contou o paratleta Jaime Moura, da Escola Especial Colibri, de Dianópolis.

Jogos
Depois da estreia nesta quarta-feira dos paratletas do atletismo. As provas, que seguem até o dia 27, serão realizadas no Parque do Ibirapuera. Ao todo, nove estudantes estão inscritos na modalidade, divididos entre as categorias 100 metros, 400 metros, 1500 metros, salto em distância, arremesso de peso e lançamento de dardo.
Para Rhailma Sousa, a expectativa é de medalhas. “Estou ansiosa para começar. Dá um frio na barriga, mas espero ganhar”, afirmou a paratleta que vai competir nos 100 metros, arremesso de peso e lançamento de dardo.