Antonio Fernandez Martos Montero, secretário de Estado para o Comércio e Investimentos, e o secretário Divaldo Rezende durante apresentação dos potenciais do Estado

(PALMAS-TO) - O Tocantins deve sediar, ainda este ano, uma rodada de negócios entre empresários espanhóis e tocantinenses. A decisão é consequência de contatos feitos pelo secretário de Promoção e Atração de Investimentos, Divaldo Rezende, na Espanha, representando o Governador Siqueira Campos. A previsão é de que os encontros sejam realizados entre os meses de setembro e outubro.
Segundo o Governador, esta iniciativa é muito importante para o Estado. "Queremos que os empresários tocantinenses participem e aproveitem a oportunidade de associarem com empresas de tecnologia, com inovação e com interesse de investimento fora da Europa em função do baixo crescimento econômico daquela região." E arrematou: "isto favorece muito o crescimento do Tocantins e da nossa economia, gerando empresas locais fortes e com tecnologia."

Contatos na Espanha
Esta semana, Divaldo Rezende esteve com Don Luis Valero Artola, secretário de Indústria e Pequenas e Médias Empresas da Espanha, e Don António Fernandez Martos Montero, secretário de Estado para o Comércio e Investimentos, quando apresentou o Tocantins a dois grandes ministérios espanhóis, o de Economia e Competividade e o de Indústria, Energia e Turismo.
Como existe grande interesse das empresas espanholas em se internacionalizar e o Brasil aparece como uma grande opção de investimento, os dois ministérios, junto com o Governo do Tocantins, realizarão a rodada de negócios e oportunidades com a participação de empresas espanholas de grande e médio porte que queiram se internacionalizar e se estabelecer no Tocantins. O Governo do Estado definirá as áreas estratégicas de interesse, através das Secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Planejamento que, juntamente com a Secretaria de Promoção e Atração de Investimentos, organizarão a rodada de negócios representando o Governo do Tocantins.
A empresa espanhola Equipo Econômica também fará parte da organização do evento, que contará também com o apoio da Embaixada do Brasil na Espanha. Além de definir as áreas de interesse para o Estado, o Governo do Tocantins, através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, conversará também com os empresários tocantinenses que tenham interesse em se associar a empresas e empresários espanhóis, bem como apresentará os projetos de interesse do Governo para Potenciais PPP (Parcerias Publico Privadas).
O Ministério de Economia espanhol possui recursos para dar suporte às empresas locais visando a sua internacionalização. Estes recursos vão desde passagens, estudos, pré- projetos e contrapartidas.