(PALMAS-TO) - Parte da política de educação do Estado, os investimentos em educação de Tempo Integral serão mantidos no ano de 2014, conforme a Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc). Com obras já em execução, mais sete Escolas estão sendo construídas e tem previsão de entregas já para o próximo ano. Ao todo estão sendo aplicados nestas unidades mais de R$ 71 milhões em estruturas que englobam blocos de salas de aulas, bibliotecas, ginásios esportivos e refeitórios. Segundo dados da Pasta, em 2013 o Tocantins superou metas e atingiu a marca de 103 mil alunos estudando em sistema de ensino de tempo integral.
Nesta etapa de construção de novas unidades escolares, serão entregues sete Escolas de Tempo Integral, com capacidade de atender a 1.500 alunos cada, num total de 10.500 estudantes recebendo ensino convencional com disciplinas como Português, Matemática e Ciências, complementados com aulas de artes e esportes, além de três refeições por dia. "As ETI que estão sendo construídas são estruturas que facilitam o acesso dos alunos a um sistema de ensino e os preparam para práticas de desporto e culturais", explicou o secretário Danilo de Melo Sousa.
Segundo os dados da Seduc, a capital receberá mais duas unidades escolares, uma na Arne 33 (ao lado do Colégio Militar) e outra na Arso 41, com previsão de entrega para julho e setembro de 2014, respectivamente. Araguaína também receberá duas escolas, nos setores Maracanã e Nova Araguaína, que deverão ser entregues entre setembro e outubro. As demais escolas estão sendo construídas nos municípios de Araguatins (com entrega prevista para junho), Pedro Afonso (para outubro) e Paraíso (setembro).
De acordo com o secretário da Educação, mais do que aos estudantes, essas escolas beneficiarão toda a comunidade. "Toda a comunidade pode usufruir dessas estruturas. Algumas delas serão abertas à comunidade. Além disso o ensino de tempo integral dá mais tranquilidade para que os pais possam trabalhar sabendo que as crianças estão na escola", frisou.
Política educacional
Adotada desde 2011, a política educacional voltada para a implementação de Escolas de Tempo Integral vem ganhando força e levando estruturas de qualidade para abrigar crianças adolescentes durante todo o dia, com educação e alimentação. O secretário de Educação do Tocantins destacou que o Estado é um dos pioneiros no fortalecimento desta política de Educação, reconhecida por entidades governamentais e representativas. "O Tocantins está partindo na frente. O Conselho Nacional de Educação, os Conselhos Regionais e o próprio governo federal, através de projetos de leis, estão estabelecendo o tempo integral como o futuro da Educação", comentou.
Fruto disso é que no ano de 2013, por meio de fortes investimentos no setor, que somaram mais de R$ 130 milhões, o Tocantins conseguiu, contando as Escolas de Tempo Integral (ETI), Escolas Estaduais com jornada ampliada e programas educacionais como o Pioneiros Mirins, o Tocantins beneficia cerca de 103 mil estudantes com regime integral de educação. Ao todo, o Estado conta hoje com 50 Escolas de Tempo Integral, que oferecem sistema diferenciado de ensino com integração de disciplinas formais com aulas de artes e esportes.
Publicado em Tocantins na Edição Nº 14870
Comentários