(PALMAS-TO) - Um investimento que garante qualidade no atendimento em a saúde e acima de tudo a preservação da vida será feito no Tocantins, com a destinação de R$ 15 milhões para qualificar os profissionais de saúde em 2013. A informação foi dada pela diretora da Etsus - Escola Tocantinense do Sistema Único de Saúde, Linvalda Rodrigues, que já definiu a grade para o próximo ano.
Segundo ela, o recurso, que já está em conta, possibilitará a execução de 34 cursos de especialização, um mestrado profissional e qualificação consideradas curtas, com 40 horas, para dois mil profissionais das áreas de saúde mental, câncer do colo de útero e de mama, saúde sexual e reprodutiva, envelhecimento, hipertenção, rede cegonha e rede de urgência e emergência e para a área da criança.
Os cursos são divididos em educação permanente, com formação técnica e latu sensu só para efetivos, e de curta duração e aperfeiçoamento para nomeados e contratados. “Esta diferença para participação nos cursos se dá pelos custos que um curso de longa duração gera para o Estado, tornando assim mais condizente ele capacitar um servidor que de fato é seu”, esclareceu.
Mesmo com as divisões citadas acima, os cursos atendem a todos os trabalhadores do SUS - Sistema Único de Saúde no Estado. “Educadores físicos, médicos, recepcionistas, assessores, maqueiros, contadores entre outros são qualificados para que a população tenha uma assistência cada dia melhor”, destacou a diretora.
Os benefícios para a população são inúmeros. Segundo a diretora, “não basta só construir hospitais e colocar equipamentos lá dentro se não tem pessoal qualificado para operar estes equipamentos. Outro exemplo é a realização correta da classificação de risco dos pacientes, afim de que se evitem danos maiores à sua saúde”, enfatizou Linvalda.
Parceiras
Para a execução de alguns cursos, como pós-graduação e mestrados, a escola realiza parcerias com instituições como a UFT - Universidade Federal do Tocantins, Fiocruz - Fundação Oswaldo Cruz e Unitins - Universidade do Tocantins.
Publicado em Tocantins na Edição Nº 14561
Comentários