(São Félix do Araguaia – MT) - Os governadores, Siqueira Campos (PSDB), do Tocantins e Silval Barbosa (PMDB), do Mato Grosso, assinaram na tarde deste sábado, 17, em São Félix do Araguaia (MT), um protocolo de intenções para viabilizar a pavimentação do trecho de 84 km, da T0-500, entre Formoso do Araguaia, no Tocantins e o município de São Félix.
Segundo a Secretaria de Comunicação Social (Secom), o projeto da rodovia Transbananal vai ligar o Brasil de Leste a Oeste do Brasil via Ilha do Bananal, por meio da BR-242, e está orçado cerca de R$ 650 milhões, recursos que serão buscados pelo governo tocantinense na iniciativa privada, segundo afirmou o Siqueira Campos. O decreto para a parceria público-privada deve ser encaminhado na segunda-feira, 19, ao Legislativo Estadual.
Atualmente, a TO que atravessa a Ilha do Bananal tem uma estrada de leito natural, que fica intransitável nesta época de chuvas, dificultando a vida dos moradores e dos produtores das regiões do Vale do Javaés, pelo lado tocantinense e Baixo Araguaia, em território matogrossense.
O governador Siqueira Campos destacou durante discurso que o projeto da Transbananal é mais uma das prioridades do seu governo. Depois de pronta, a Transbananal vai encurtar em quase mil quilômetros as distâncias para o escoamento de produtos que saem hoje de Mato Grosso para os portos de Salvador, Paraná e São Paulo, tendo como ponto de intersecção o município de Gurupi (TO). Além de melhorar a malha logística e interligar os dois estados, o novo corredor de exportação terá um grande impacto na vida das populações locais, possibilitando o desenvolvimento econômico e turístico da região.
O governador Siqueira Campos foi a São Félix do Araguaia (MT), acompanhado da primeira dama, Marilúcia, do Senador Vicentinho Alves, do deputado José Geraldo, dos secretários estaduais Jaime Café, da Seagro e Alexandre Ubaldo, da Seinfra e do prefeito de Formoso do Araguaia, Pedro Resende e do autor do projeto da Transbananal, engenheiro José Rubens Mazzaro.
Publicado em Tocantins na Edição Nº 14281
Comentários