(PALMAS-TO) - O movimento negro no Estado de Tocantins começa no dia 18 de novembro uma ampla programação em comemoração ao Dia da Consciência Negra, principalmente em Palmas. Segundo os organizadores, esta sendo tratada a organização de uma série de eventos com o objetivo de se disctuir o Programa de Desenvolvimento do Turismo Étnico Afro Brasileiro no Estado; a elaboração de um trabalho em parceria com ogoverno do Estado, o Sebrae e o Senac para a questão de apoio técnico na elaboração de roteiros turisticos tendo a cultura negra como atravtivo.
Ainda conforme os organizadpres, está previsto também qualificação e capacitação para cabeleireiros e artesãs capilares (quilombolas) no segmento de beleza e estética afro através da realização de congressos, cursos e workshops especializados; além da criação da Plataforma Politica Afro Brasileira visando a definir os parametros que a comunidade negra estarão pleiteando aos candidatos a prefeito nas eleições de 2012.
A questão da inclusão em Palmas no Circuito Internacional do Afro Negócio, ainda conforme os organizadores, foi muito bem recebida em vários paises do Lingua Portuguesa do Continente Africano. A notícia que foi divulgada em veiculos de comunicação em Angola, serviu para estimular ainda a mais a vinda de angolanos para Tocantins em busca de oportunidades educacionais e técnicas em 2012.
No que ser refere as eleições de 2012 a Associação Nacional do Turismo Afro Brasileiro (Antab) que esta a frente dos trabalhos em Palmas, está buscando apoios da lideranças comunitárias e de representantes de outros estados para desenvolver ações de mobilização buscando-se a maior integração e participação da população negra sobre esta a discussão das eleições em 20912.
“ Precisamos estar prontos para iniciarmos este debate, somos a maioria em todo o país e o voto do povo negro é muito valioso. Temos nossas demandas e precisamos estar organizados para mostrar força na hora do dialogo com os candidatos a prefeito e vereadores “, ressalta o presidente da Antab e da empresa Etnic Hair Beauty, Francisco Henrique Silvino.
Como parte da programação do Dia da Consciência Negra em Palmas será feita a oficialização do municipio e do Estado como os primeiros no país a receberem o cadastramento dos profissionais de beleza ,após a inclusão da categoria de cabeleireiros afros na Classificação Brasileira de Ocupação do Ministério do Trabalho e Emprego.
A partir de 2012 Palmas terá dois cursos especializados para o segmento de cabelos afros em que os profissionais (cabeleireiros) que concluirem o curso farão parte do Programa Beleza Étnica Brasil 2014 recebendo oportunidades para prestarem serviços para turistas dentro da rede hoteleira e sendo as referências para empresas de cosmetologia interessadas em técnicos especialistas em produtos para cabelo e pele negra e da modelo Rita Valadares como a garota propaganda linha Afro Wawe da empresa PaoIi Brasil, a primeira negra de Palmas a representar o Estado na Feira Hair Brasil, que acontecerá de 24 a 27 de março de 2012.