(PALMAS-TO) - Apoiar e promover o desenvolvimento no campo e contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos agricultores familiares do Tocantins. Estes são os principais objetivos do programa Terra Forte, que nessa segunda-feira, 9, passa a atender a todo o Estado. Com a entrega de tratores, caminhões e implementos agrícolas em Porto Nacional, cerca de 30 mil famílias foram beneficiadas em todos os municípios tocantinenses com o recebimento de 1.126 máquinas. Ao todo, são mais de 120 mil pessoas sendo atendidas pelo governo do Estado.
O programa foi dividido em sete polos, sendo o de Porto Nacional o último a ser contemplado. Na região, o Terra Forte beneficiará cerca de 4 mil famílias, representando aproximadamente 16 mil pessoas. Os municípios beneficiados são: Aparecida do Rio Negro, Brejinho de Nazaré, Chapada de Natividade, Ipueiras do Tocantins, Lagoa do Tocantins, Lajeado, Lizarda, Mateiros, Miracema, Monte do Carmo, Natividade, Novo Acordo, Palmas, Pindorama do Tocantins, Ponte Alta, Santa Rosa, Santa Tereza, São Felix, Silvanópolis e Tocantínia.
"A partir de amanhã os 139 municípios vão estar com os equipamentos, dando uma condição melhor para o pequeno produtor, para que ele possa utilizar dessa tecnologia tão importante para fazer seu plantio e os tratos culturais necessários. A meta do governo de entregar pelo menos um equipamento se encerra com muita alegria, principalmente porque conseguimos fazer isso nos 139 municípios do Estado, sem exceção de opção partidária do prefeito, todos os prefeitos receberam uma chave para beneficiar sua região e agora Porto Nacional esta sendo beneficiado com mais 21 municípios é estamos a espera uma grade safra em 2014", comemora o secretario da Agricultura, Jaime Café.
Para o prefeito de Porto Nacional, Otoniel Andrade, o programa levou ao município a possibilidade de aumentar a produtividade e circulação de dinheiro. "O nosso Estado é uma potência agrícola, as máquinas vêm contribuir com a produção de alimentos de 20 assentamentos da nossa região, os produtos cultivados abastecem as feiras de Porto Nacional e também de Palmas, tendo uma participação importante na economia local", destaca.
O prefeito de Silvanópolis, Claiton Georgertte, afirma que as máquinas vão melhorar significativamente a vida dos pequenos produtores da região. "Vai melhorar em tudo o trabalho dos agricultores familiares, o tempo para plantação é muito curto, dura pouco mais de dois meses, com o maquinário o agricultor tem a possibilidade de plantar em menos tempo e com mais quantidade", ressalta.
Segundo o prefeito de Santa Rosa, Ailton Araujo, o novo maquinário irá acelerar o atendimento que já vem sendo feito pela prefeitura. "Na minha região há 518 pequenas propriedades de agricultores familiares. Essas máquinas irão somar com a que já temos, pretendemos atender melhor e em tempo hábil todos os agricultores", afirma.
Máquinas
Foram entregues nos 139 municípios trator agrícola traçado, grade geradora, distribuidora de calcário de arrasto, plantadora adubadora, pulverizadores agrícolas de barra, roçadeiras de arrasto, perfuradores de solo, caminhões trucados e caminhão toco. (Da ATN)
Publicado em Tocantins na Edição Nº 14877
Comentários