(PALMAS-TO) - Representantes da Adapec – Agência de Defesa Agropecuária e do Ministério Público Estadual se reunirão com os proprietários dos seis frigoríficos inspecionados pelo SIE – Serviço Inspeção Estadual, para discutir o TAC – Termo de Ajuste de Conduta, nesta terça-feira, 16, às 9h, no auditório da Agência, em Palmas. O objetivo do encontro é debater o cumprimento dos TAC’s que visavam adequações nos estabelecimentos, prazo que encerrou no último dia 10.
As empresas alegaram que os 90 dias concedidos para as adequações não foram suficientes para a conclusão dos trabalhos. “Ouviremos as demandas de cada estabelecimento devidamente justificadas e o Ministério Público é que vai decidir se haverá ou não extensão do TAC”, explica a coordenadora de Inspeção Animal da Adapec, Joseanne Cademartori Lins, acrescentando ainda que cabe à Adapec executar o que for decidido.
Entenda
No dia 04 de maio a Adapec, em parceria com o Ministério Público, realizou uma audiência pública com os proprietários de frigoríficos, para a assinatura do TAC. Nele, as empresas teriam 90 dias para se adequar às normas e exigências previstas nas legislações sanitárias federal e estadual.
Entre as exigências estão a estruturação das instalações físicas, o abate correto de animais, transporte adequado do produto e sua comercialização, além das condições higiênico-sanitárias.
Dados
Os frigoríficos inspecionados pelo SIE – Serviço de Inspeção Animal estão presentes nos municípios de Araguaína, Palmas, Porto Nacional, Gurupi e Silvanópolis. Em 2010, produziram 21,2 mil toneladas de carnes, comercializadas em todo o Estado.
Comentários