(Araguaína-TO) - Técincos Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) avaliaram o monomotor Cessna 210, prefixo PR-VPI, que caiu nessa quarta-feira, 19, por volta das 16h30, e atingiu uma casa no Setor Nova Araguaína. Além de tirar fotos do local, também recolheram destroços que serão periciados.
Um dos técnicos informou que serão levantados dados operacionais, da manutenção da aeronave, quando foi realizada a última inspeção, checar a meteorologia, condições climáticas e análise de decolagem.
Um dos técnicos informou que serão levantados todos os dados operacionais e da manutenção da aeronave. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o monomotor Cessna 210, prefixo PR-VPI estava em dia com a documentação. A agência informou ainda que das 191 aeronaves registradas no Estado do Tocantins, 58 não tem autorização para decolar. Entre os motivos estão: certificados suspensos, vencido ou cancelado.
Como o Cessna não possui caixa preta, segundo eles, ainda é cedo apontar as possíveis causas da queda da aeronave de propriedade de Paulo Cesar Santos Silva e é operado pela empresa Talla Táxi Aereo Ltda. O irmão do dono da empresa proprietária da aeronave garantiu que a família vai receber apoio, incluíndo a reforma da casa que ficou parcialmente destruída.
Vítimas
Pedro Felipe Feitosa, 4 anos, que foi atingido pelo nomomotor e estava internado no Hospital Regional de Araguaína (HRA) recebeu alta. Já Beatriz Feitosa Lima, 11 anos, sofreu fraturas na perna e passou por uma cirurgia continua internada na mesma unidade de saúde e não corre risco de morte.
Acusação
O piloto Dalano Martins, 36 anos, quem comandava a aeronave, teve fraturou a coluna e foi transferido para o Hospital Dom Orione em Araguaína. No dia da tragédia ele foi encaminhado para o HRA. Segundo a assessoria do HRA, a transferência ocorrer a pedido da empresa aérea Talla Táxi Aéreo Ltda que opera a aeronave.
Martins está sendo acusado de homicídio culposo, quando não há intenção de matar. Ele pagou a fiança de R$ 3, 6 mil e vai responder o processo em liberdade.
Publicado em Tocantins na Edição Nº 14938
Comentários