(PALMAS-TO) - Com o intuito de informar sobre as técnicas de plantio, tempo, forma de colheita e comercialização de flores tropicais no Tocantins, serão disponibilizados na Agrotins – Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins, estandes para transmissão dessas orientações. Os trabalhos serão realizados pela Seagro – Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, em parceria com a Astropicais – Associação dos Produtores de Flores, Folhagens, Sementes e Mudas do Tocantins, além da iniciativa privada.
Os visitantes, produtores do setor e interessados em investir no mercado de flores tropicais, durante a maior Feira da Região Amazônica, também poderão adquirir informações sobre a potencialidade do setor no Tocantins, os tipos de produtos mais requisitados no mercado, além de orientações sobre como se cadastrar na Astropicais.
Com o tema: “Irrigação: negócio sustentável, líquido e certo”, a Agrotins 2012, será realizada de 8 a 12 de maio, no Centro Agrotecnológico de Palmas.
De acordo com informações da engenheira ambiental da Seagro, Eliane Lagares, o mercado de flores tropicais está em expansão, devido à tendência de utilização das espécies na confecção de arranjos ornamentais para eventos institucionais e sociais. “No estande haverá exposição de modelos de arranjos mais comercializados e o público terá a oportunidade de acompanhar a confecção de arranjos também”, afirmou.
Dados - Segundo informações da Astropicais, a estimativa de produção na safra 2010/2011 é de 800 mil espécies, cultivadas em uma área de aproximadamente 40 hectares, gerando um volume de R$ 1,2 milhão. A projeção de crescimento para 2012 na produção é de 20%. O cultivo se concentra na região de Araguaína, Palmas, Lageado e Porto Nacional. Ao todo são 30 produtores nessas regiões. As principais espécies cultivadas no Estado são: alpinias, bastão do imperador, helicônias, ixissora, dracenas, cordilines, crótons e syca.
Mais informações sobre as ações e novidades da feira no site www.agrotins.to.gov.br. (Rosilda Pereira)