A partir deste mês, os crossovers e SUVs deixam de pertencer ao segmento de comerciais leves e passam a fazer parte dos automóveis de passeio. A mudança já havia sido anunciada em 2014. A Anfavea defendia essa mudança de categoria, pois alega que havia distorção nas análises de vendas há 10 anos. A mudança só será percebida quando os dados do mercado de janeiro forem divulgados no começo de fevereiro.
Em 2014, os automóveis tiveram queda de 9,4% com 2,5 milhões vendidos, enquanto os comerciais leves cresceram 1,6% com 829 mil vendidos. Em torno de 300 mil eram utilitários esportivos, que se estivessem no segmento dos carros de passeio, reduziriam a queda para 8%. Já os comerciais teriam alta de apenas 0,4%.
Os utilitários esportivos cresceram 4% em 2014 e espera-se alta ainda maior em 2015, já que pelo menos 10 novos modelos surgirão, apesar do fim anunciado do Mitsubishi TR4. Destes, pelo menos dois poderão ter grandes volumes de vendas, sendo eles o Jeep Renegade e o Peugeot 2008.
Publicado em Tocantins na Edição Nº 15209
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