O padrão de circulação atmosférica será diferente nesta semana. Chuvas fortes e volumosas são previstas para grande parte da Região Nordeste. Volumes superiores a 100 mm são previstos para grande parte da Bahia e o sul do Piauí e do Maranhão.
Além do Nordeste, também há previsão de chuva frequente e volumosa nesta semana no Centro-Oeste e no sul da Região Norte, principalmente no Tocantins.
Se confirmadas, as chuvas chegam como uma bênção para os produtores de soja (cuja quebra na safra ainda divulgada, sabe-se, é grande), pois amenizam as condições das lavouras de soja, especialmente para aquelas que foram semeadas tardiamente, além de reduzir o ataque da mosca branca nas plantações de soja.
A ausência de chuvas trouxe uma situação peculiar, levando muitos produtores, em função de contratos anteriormente assumidos, a pensarem em replantio da oleaginosa, ou até, em outras culturas, como milho ou feijão.
De qualquer forma, 2016 será um ano difícil, pois grande parte dos produtores rurais negocia antecipadamente (entre 40 a 60 por cento) a venda da colheita. Com o início do plantio defasado, o que significa baixa produção e o custo de produção mais alto (pelo menos 15 por cento), fica caracterizado uma péssima equação. É um ano de muita cautela.