(PALMAS-TO) - A sondagem industrial feita pela Unidade de Pesquisa da Federação das Indústrias do Tocantins (Fieto) revelou que o alto custo da matéria-prima foi o principal entrave para o desenvolvimento da indústria tocantinense no último trimestre de 2013 e passou a ocupar o 1º lugar do ranking dos principais problemas.
De acordo com o gerente da Fieto, Carlos de Assis, esse resultado é preocupante, uma vez que um incremento no custo de produção pode ser repassado para os preços finais. "Isso pode impactar diretamente na competitividade das indústrias" disse. Além do custo da matéria-prima os empresários ainda enfrentam a carga tributária elevada que está em 2º lugar no ranking de dificuldades para o desenvolvimento do setor industrial.
Esses indicadores fizeram com que os estoques finais das indústrias tocantinenses se mantivessem abaixo do planejado nos últimos três meses do ano. "Não houve demanda suficiente para que houvesse escoamento de toda a produção" comentou Carlos de Assis.
A Sondagem Industrial apontou ainda que o lucro operacional teve uma queda de 50 para 35 pontos no último período de análise. Em relação à situação financeira das indústrias, também se observou o menor resultado encontrado no ano de 2013.