Cerimônia de lançamento do selo comemorativo aos 25 anos do MPE foi realizada na sede da Instituição

(PALMAS-TO) - Uma visita ao passado e o reconhecimento aos pioneiros. Assim ficou marcada a cerimônia de lançamento do selo comemorativo aos 25 anos do Ministério Público do Tocantins (MPE), realizada na manhã desta sexta-feira, 13, na sede da Instituição, em Palmas. Ao lado do diretor regional da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, Paulo Werneck Barros Martins, a procuradora-geral de Justiça, Vera Nilva Álvares Rocha Lira, obliterou o selo comemorativo que apresenta cenários da fauna e flora tocantinense além da logomarca especialmente criada para a data. As autoridades presentes receberam um botton dos 25 anos do Ministério Público do Tocantins.
Em seu pronunciamento, a procuradora-geral de Justiça disse estar orgulhosa por fazer parte do quadro de membros do MPE e se sente honrada de estar à frente da instituição em uma data tão especial. "Somos os advogados da sociedade", disse.  Segundo a procuradora, o MPE é uma instituição voltada para o público, e é pelo público que eles trabalham. "Estamos em festa, comemorando o Dia Nacional do Ministério Público, mas em especial, iniciamos as comemorações dos 25 anos do Ministério Público do Tocantins", declarou Vera Nilva.
Os primeiros anos da entidade foram relembrados pelos presentes. Vera Nilva destacou os avanços na infraestrutura da instituição e a força de vontade dos membros e servidores. "Saímos das máquinas de datilografia para os computadores, dos barracões de madeirite para os prédios modernos", comentou. "Nosso MPE é jovem, mas neste um quarto de século já prestamos serviços importantes para a sociedade, estamos sempre em evolução", afirmou a procuradora, que relembrou os primeiros Procuradores-Gerais de Justiça do Tocantins, Adão Bomfim e Marilena Mendes de Oliveira.
"Confesso que estou honrada e emocionada em fazer parte de uma instituição como esta. O MPE amadureceu e continua crescendo. Hoje colhemos o fruto de 25 anos de muitos esforços. Não há como não ficar envaidecida com esta história", afirmou a ex-Procuradora-Geral de Justiça Marilena Mendes de Oliveira.

Presentes na solenidade
Estiveram presentes ao evento, dentre outras autoridades, o vice-governador do Estado do Tocantins, João Oliveira, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Sandoval Cardoso, o vice-presidente do Tribunal de Justiça, José de Moura Filho, o Procurador-Chefe da Procuradoria da República, João Gabriel Morais de Queiroz, o presidente da OAB/TO, Epitácio Brandão, o Subprocurador-Geral de Justiça, José Maria da Silva Júnior, o Corregedor-Geral, Procurador Clenan Renaut de Melo Pereira, o Ouvidor-Geral, Procurador Alcir Raineri Filho, o presidente da ATMP, Procurador João Rodrigues, e o presidente da Associação dos Servidores do MPE, Enoque Barbosa.

Exposição
Os 25 anos do MPE estão sendo relembrados em uma exposição, aberta nesta sexta-feira, 13, no hall de entrada da instituição. São 48 registros, entre documentos, fotografias e informativos, que contam sobre a criação e a evolução do MPE por meio da história de seus membros e servidores.
"São registros que mostram o quanto o Ministério Público do Tocantins evoluiu ao longo desses 25 anos", comentou a Procuradora-Geral de Justiça Elaine Marciano Pires, ao caminhar entre os corredores da exposição.
As fotografias, que trazem lembranças sobre como foram os primeiros anos em Palmas, retratando as ruas de terra e os momentos compartilhados por membros e servidores, emocionaram e divertiram o público. A exposição foi aberta como parte das comemorações ao Dia Nacional do Ministério Público.