(Esperantina-TO) - Sindicatos da região do Bico do Papagaio participaram de um curso de mobilização do plebiscito popular pela Constituinte. O evento será realizado no Sindicato Regional dos Trabalhadores do Bico do Papagaio, em Esperantina.

A programação iniciada na tarde desta sexta-feira, às 14 horas, com uma análise de conjuntura, e segue com debate sobre as sub-representações na política. Na manhã de sábado, 16, a programação se concentrou na metodologia de votação do Plebiscito, com informes sobre coleta de votos, localização de urnas, entre outros. O objetivo da atividade foi mobilizar os trabalhadores da região para o Plebiscito Popular que acontece na Semana da Pátria, de 1º a 7 de setembro.
No Tocantins, cerca de 30 organizações estão na construção do Plebiscito no estado e têm realizado diversas atividades de formação sobre a política brasileira. Também nas cidades de Formoso do Araguaia (15) e Gurupi (16), aconteceram eventos.

Campanha
São 350 organizações que constroem o Plebiscito Constituinte nacionalmente e já existem mais de 800 comitês populares espalhados em todo país com a meta de alcançar 10 milhões de votos. O movimento é estratégico para pressionar o Congresso Nacional sobre as mudanças e demandas necessárias para a construção de um país com mais democracia participativa e representativa.

Plebiscito Popular
Um Plebiscito é uma consulta na qual o povo brasileiro vota para aprovar ou não uma questão. De acordo com as leis brasileiras somente o Congresso Nacional pode convocar um Plebiscito. Apesar disso, desde o ano 2000, os movimentos sociais brasileiros começaram a organizar plebiscitos populares sobre temas diversos, como, por exemplo, o Plebiscito sobre a Área de Livre Comércio das Américas (Alca) no Brasil, realizado em 2002 e que obteve mais de R$ 10 milhões de votos.