A cena de acidente foi realizada na manhã dessa quarta-feira, 25. Três vítimas teriam sido atropeladas na faixa de pedestre, na Rua 2 de Julho, esquina com a Rua Alfredo Nasser, no bairro São João

Profissionais do Serviço Móvel de Urgência (SAMU/192) de Araguaína participaram do 5º Curso de Direção Defensiva e Segurança. Muitas pessoas que passavam pelo local pararam para ver a cena, onde três vítimas teriam sido atropeladas na faixa de pedestre, na Rua 2 de Julho, esquina com a Rua Alfredo Nasser, no Bairro São João.
De acordo com o diretor do SAMU, Luiz Flávio Quinta Júnior, o curso foi uma simulação realista do que poderá acontecer em um acidente normal. “Todas as equipes envolvidas não sabiam como tudo ia acontecer. Ligamos agora e rapidamente chegaram as viaturas e motolâncias”, explicou.
“O objetivo de ser surpresa é para que possamos identificar se há falhas em atendimentos para corrigi-los e também vermos o acerto e qualidade no atendimento de toda a equipe”, acrescentou.
O diretor disse ainda que o treinamento possibilita aos profissionais da unidade melhorias nos atendimentos que são realizados.

Simulação
A cena foi montada com três personagens, mãe e filhas. Ambas estariam atravessando a faixa de pedestre quando foram atropeladas, as mesmas haviam sido preparadas com maquiagem especial, tudo para que o acidente fosse o mais real possível.
Karine Borges Tomaze, de 32 anos, participou de todas as simulações. “Vejo a ação como uma forma de conscientizar a população dos cuidados no trânsito”, considerou.
Ana Laura Araújo Cunha, de 7 anos, levou tudo muito a sério. “Preciso ficar parada, pois me machuquei muito, também vou chamar por minha mãe e pedir socorro”, contou antes de entrar em cena.
A outra participante como vítima foi Samila de Araújo Cunha, de 12 anos. O advogado César Augusto Soares disse que passava no local na hora do ocorrido e acreditou que seria de verdade.
“Cheguei a ficar assustado com a situação da criança. Mas, depois que soube que era simulação, fiquei aliviado. Acredito que essa ação é muito importante, temos que ter muito cuidado no trânsito, nós mesmos podemos ser vítimas”, disse o advogado.

Acidentes em Araguaína
Um levantamento do SAMU de Araguaína aponta que o número de acidentes por colisões entre veículos caiu cerca de 40,4% em 2015. Os atendimentos do órgão decorrentes de colisões passaram de 121 no primeiro quadrimestre de 2015, de janeiro a abril, para 72 no último quadrimestre, de setembro a dezembro.
Em 2015 foram 9955 atendimentos, sendo que, destes 2.814 foram traumas. Acidentes de moto 1114 e envolvendo carros foram 61.
Em 2016, até abril, já foram realizados 3.232 atendimentos, desses com trauma foram 1.140, envolvendo motos, 443; e carros, 23. (G. M)