(Araguaína-TO) - O prefeito Ronaldo Dimas, acompanhado do secretário da Infraestrutura, Simão Moura Fé, e do engenheiro Guilherme Marques, visitaram hoje, 17 de setembro, o início das obras de infraestrutura urbana no Setor Maracanã, região Norte de Araguaína. A visita aconteceu na Rua Rouxinol, esquina com a Joaquim Monteiro, onde uma frente de serviço realiza a construção de sistemas de drenagem, superficial e profunda, a fim de dar vazão a água da chuva, evitando alagamentos no local.
A obra é uma reivindicação antiga dos moradores que, durante muito tempo, tiveram problemas com os efeitos da poeira e das chuvas. No local, após a conclusão da primeira etapa (drenagem), serão realizados os serviços de terraplanagem, aplicação do asfalto do tipo TSD (Tratamento Superficial Duplo), construção de meios-fios e sarjetas e por fim, a implantação das calçadas vivas, com áreas verdes que facilitam a escoação da água das chuvas, além dos passeios públicos com acessibilidade nos dois lados da pista. O projeto prevê também a sinalização vertical e horizontal.
Itaipu
Assim como a comunidade do Maracanã, os moradores do setor Itaipu também serão comtemplados com as obras que serão feitas por etapas. “As obras no Maracanã beneficiam também a comunidade do Universitário e as obras no Itaipu envolvem os setores Palmas e Alto bonito. Com a construção do sistema de drenagem, a prefeitura executa trabalhos de qualidade e duráveis, que vão proporcionar um conforto muito grande para a população. Não queremos que os problemas do passado se repitam e vamos dar adeus, de fato, ao asfalto ‘sonrisal’”, lembrou o prefeito.
Quem comemorou a chegada das retroescavadeiras na porta de casa foi Francisca de Oliveira, 67 anos. “Graças a Deus meu lote aqui na Rouxinol vai valorizar. Essa prefeitura é ‘porreta’ e a obra vai ficar muito boa”, agradeceu a aposentada.
Verba
O aporte financeiro é proveniente do Estado e da União, e foi conquistado quando o prefeito Ronaldo Dimas esteve à frente da Secretaria das Cidades, entre 2010 e 2011. O recurso para urbanização dos bairros Itaipu e Maracanã está na ordem de R$ 45 milhões, verba garantida através de um contrato assinado com a Caixa Econômica Federal, e que também beneficiou quadras residenciais da capital Palmas.
As obras para melhorar a infraestrutura de Araguaína devem beneficiar cerca de 7 mil pessoas na cidade. “A obra mostra que projetos bem elaborados, levados com seriedade, com parceiros importantes, acontecem e beneficiam a população como tem que ser”, destacou Dimas.
Comentários