(PALMAS-TO) - Fotos, áudios de depoimentos, catálogo e cartões postais compõem a exposição fotográfica “Quilombos Emigrantes – A história do Cocalinho”, de Emerson Silva, que estará à mostra no hall do cinema do SESC Palmas entre os dias 03 a 31 de agosto. O material é o resultado de quatro anos de pesquisa, visitas, coletas de dados, entrevistas e registro fotográfico na Comunidade Quilombola de Cocalinho, localizada no município de Santa Fé do Araguaia – TO.
A exposição passou pelas cidades de Araguaína, Arraias, Gurupi, Miracema, Porto Nacional, Santa fé do Araguaia (Comunidade Cocalinho), Tocantinópolis e encerra no SESC Palmas. Ao todo, foram 11 exibições entre junho e agosto, o que torna “Quilombos Emigrantes” a maior exposição fotográfica da região norte.
O projeto tem como objetivo mostrar a sua riqueza de fazeres e saberes como comunidade remanescente de escravos, dentro de sua cultura, num resgate de tradições que vieram do sul do Maranhão e que no norte do Tocantins tomaram forma e características únicas. A exposição conta a história da fuga dos conflitos, a passagem pela urbanização e a tradição da roda de Lindô.
“Quilombos Emigrantes – A história do Cocalinho” foi selecionada no II Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-Brasileiras. O projeto foi o único a ser premiado na região norte, categoria artes visuais. As imagens foram captadas por meio de inventário realizado pela Fundação Cultural do Tocantins/Secretaria da Cultura do Estado.
A exposição estará no hall do cinema do SESC Palmas, entre os dias 03 a 31 de agosto. A vernissage será no dia 03, a partir das 19h. Entrada gratuita.

Serviço
Exposição “Quilombos Emigrantes – A história do Cocalinho”
Data: 03 a 31 de agosto
Local: Hall do cinema do SESC Palmas
Entrada: Gratuita

Vernissage: 03 de agosto
Horário: 19h
Informações: (63) 3212-9922