BRASÍLIA - O senador Ataídes Oliveira (PSDB), indignado com o estupro coletivo de uma menina de sete anos em um ônibus escolar em Formoso do Araguaia, pediu, nessa quarta-feira, 26, a federalização do caso. O pedido foi feito diretamente ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot, durante sabatina no Senado para recondução ao cargo.
Ataídes citou o art. 109 parágrafo 5º da Constituição Federal, segundo o qual, “nas hipóteses de grave violação de direitos humanos, o Procurador-Geral da República, com a finalidade de assegurar o cumprimento de obrigações decorrentes de tratados internacionais de direitos humanos dos quais o Brasil seja parte, poderá suscitar, perante o Superior Tribunal de Justiça, em qualquer fase do inquérito ou processo, incidente de deslocamento de competência para a Justiça Federal”.
O senador chamou atenção, também, para o fato de o crime ter sido cometido por menores de idade, que continuariam usando a condução escolar em Formoso do Araguaia. Com o envolvimento da Polícia Federal e da Justiça Federal no caso, a expectativa é que as investigações possam ser aprofundadas  para que as punições aconteçam de forma mais rápida.