(Araguaína-TO) - A nova sede da Unidade Operativa do Senac Araguaína doi inaugurada ontem, durante cerimônia realizada às 19h, no Setor George Yunes, e será aberta a toda população. Com a ampliação e reforma, a unidade passa a contar com um total de 1.086,13 m² de área construída, que garantirá conforto e a oferta de novos cursos de educação profissional.
Com essa ampliação, o Senac Araguaína atenderá mais de 5 mil pessoas por ano. Para o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac, Hugo de Carvalho, essa é uma conquista para o município e para o Estado.  "Investimos cerca de R$ 4 milhões neste novo prédio para levar aos nossos alunos mais conforto e qualidade. Além, é claro, de aumentar o número de vagas oferecidas, muitas delas gratuitas. A cidade ganha com isso, e o Tocantins também, pois haverá um maior número de trabalhadores qualificados. Inaugurar este novo prédio hoje é motivo de muito orgulho, vamos contar com representantes do Departamento Nacional e de outros Estados. Convidamos a toda população para participar deste momento especial", declara.
Planejada para ampliar o atendimento aos alunos e oferecer ações inovadoras no município, as novas instalações contam com o total de 14 ambientes administrativos e pedagógicos, sendo seis salas de aula com capacidade para 32 alunos, Laboratório de Saúde com capacidade para 25 alunos, Salão de Beleza com capacidade para 25 alunos, Biblioteca e ainda a Escola Aberta de Informática com vinte computadores.
Com a missão de educar para o trabalho em atividades de comércio de bens, serviços e turismo, a Unidade Operativa Araguaína atua, prioritariamente, nas Áreas Profissionais de Saúde, Informática, Imagem Pessoal, Comércio e Gestão.

Histórico SENAC Araguaína
A unidade do Senac foi implantada no município de Araguaína em abril de 1983, antes da criação do estado do Tocantins, pelo Departamento Regional de Goiás, sediado, a principio, junto ao SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial. Posteriormente, em junho de 1992, iniciaram-se as atividades nas dependências da ACIARA - Associação Comercial e Industrial de Araguaína. Em 1996, foi edificado e inaugurado o Centro de Formação Profissional "Ministro Elias Bufáiçal" em uma área de 483,00 m².
Em 1997, com a instalação da Delegacia no Estado do Tocantins o Centro de Formação Profissional passa a ser denominado Unidade Operativa de Araguaína, a época estruturada com salas de aula convencionais, laboratório de Informática, laboratório de Enfermagem, Salão de beleza, Central de Atendimento e dependências administrativas.