Durante toda esta semana, a Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria da Saúde, realiza várias atividades para conscientizar a população sobre hepatites virais. A campanha de conscientização e prevenção contra essas doenças começou nessa segunda-feira, 21, e prossegue até sexta, 25, com o objetivo de divulgar sinais e sintomas das hepatites, sensibilizar e mobilizar o araguainense na prevenção e controle de surto, fortalecendo as atividades de vacinação em áreas ou grupos de maior risco.
Várias atividades educativas estão programadas tanto nas unidades básicas de saúde como em hospitais, escolas e empresas, com a realização de palestras e distribuição de preservativos e materiais educativos. Nessa segunda-feira, 21, aconteceu uma palestra na Escola Estadual Vila Nora, às 19h30.
As atividades prosseguiram nessa terça-feira, 22, no período da tarde, no Frigorífico Minerva, às 15 horas; e à noite, às 19h30, será na Escola Estadual Francisco Máximo de Sousa, no Setor Santa Terezinha.
Na quarta-feira, 23, será realizada uma palestra no setor de carga dos Correios, às 7h30. Continuando, no mesmo dia, está programada além de uma palestra, uma capacitação no Hospital de Doenças Tropicais (HDT), no período das 10h45 às 11h45 e 16h15 às 17h15.
Na quinta-feira, 24, será o Dia "D", quando serão ofertados testes rápidos de Hepatite B e C, em nove UBS (Araguaína Sul, Albeny Soares de Paula, Avany Galdino, Bairro de Fátima, Couto Magalhães, Dr. Francisco, Dr. Raimundo Marinho, José Ronaldo e Ponte).
Finalizando a semana, será realizada uma palestra e testes rápidos de Hepatite B e C, no Instituto Carlos Chagas (INCAR), às 19 horas.
Prevenção
O município realiza várias ações ao longo do ano na prevenção de hepatites virais, por meio do Programa Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e Hepatites Virais. Dentre as ações são feitas visitas em vários locais na cidade, distribuição de preservativos e palestras educativas de prevenção.
Em 10 unidades básicas de saúde são ofertados o teste rápido e a triagem para hepatites B e C. Os profissionais da saúde têm capacitação contínua para um atendimento de qualidade e humanizado.
De acordo com os dados da Vigilância Epidemiológica do Município, em 2016, foram 218 notificações, sendo 24 casos confirmados de hepatites virais. Em 2017, foram 276 notificações e 15 confirmações.
Publicado em Tocantins na Edição Nº 15950
Comentários