A Prefeitura de Araguaína intensifica a limpeza no Lago Azul, onde está sendo construída uma ilha artificial. Somente na última semana, a equipe já retirou do lago seis toneladas de lixo, desde garrafas, copos, sacolas até itens maiores, como capacetes, máquinas de lavar e outros. A ação depende da participação da comunidade com a conscientização para que não jogue lixo em locais irregulares
"A população deve colaborar não jogando lixo no lago ou mesmo nas Vias públicas, porque a sujeira acaba ficando acumulada e nesse período chuvoso são levados para a água", explicou o diretor do Departamento Municipal de Limpeza Urbana, Walteir Fiúza.
Trabalham na ação de limpeza seis colaboradores, que percorrem o lago em barcos. O lixo recolhido é colocado em sacos plásticos e encaminhados para o Aterro Municipal de Resíduos Inertes.
Amanhã, 28, além da limpeza no lago, os trabalhadores realizarão um trabalho de limpeza e lavagem das calçadas e pistas de toda a Via Lago.
Lago Mais Azul
Desde o processo de modernização do Lago Azul, que começou em 2011, com o rebaixamento no nível da água, para viabilizar melhor a Barragem Corujão e, em seguida, a construção da Via Lago, aconteceram várias ações de limpeza. Mutirões também foram realizados por meio do Projeto "Lago Mais Azul", que conta com vários parceiros, como organizações não-governamentais (ONG), Aciara, AABB e Rotary Club.
De acordo com a ONG Naturativa, que acompanha o processo de limpeza, o lago possui uma extensão de 11 km e largura de 800 metros e é formado pelos Rios Lontra e Jacuba.
Em Araguaína são aproximadamente 140 nascentes, que se unem em pequenos córregos, afluentes do lago, como Santa Helena, Ribeirão de Areia, Neblina, Cará e Raizal.
Cartão postal
O Lago Azul faz parte do novo cartão postal de Araguaína, a Via Lago, entregue à polução no último dia 14 de novembro, aniversário da cidade.
Às margens do lago, a via tem 1,84 km de extensão com pistas duplas, ciclovias, áreas verdes e calçamento para pedestres. A obra começa na foz do Córrego Neblina (no cruzamento com a Avenida Filadélfia) seguindo pelos setores Mansões do Lago, Jardim do Lago, Lago Azul, Parque do Lago e Cidade Nova.
A Via Lago agora ganhará uma ilha artificial, que já começa a se tornar visível e chama a atenção de visitantes. A ilha está sendo construída com areia extraída com dragas de áreas de assoreamento de córregos que compõem a bacia do Rio Lontra, cujo represamento deu origem ao Lago Azul.
Publicado em Tocantins na Edição Nº 16015
Seis toneladas de lixo são retiradas do Lago Azul
Equipes continuam limpeza nesta terça-feira, 28, quando os trabalhadores também manterão calçadas e pistas da Via Lago limpas; Prefeitura pede conscientização à população
Comentários