Lagoa da Confusão (TO) - Numa iniciativa da Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea), foi aberta na manhã desta terça-feira (30) a segunda edição da Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Lagoa da Confusão, cujo lema é “Comida de verdade no campo e na cidade: por direitos e soberania alimentar”.
O prefeito da cidade, Neto Lino, em pronunciamento na abertura oficial da Conferência, afirmou que o tema é pertinente e destacou que a segurança alimentar é algo que deve ser discutido, tanto na busca de políticas públicas para levar alimento para os necessitados, quanto na educação alimentar daqueles que já tem acesso fácil comida” pois muitos têm o costume de colocar na mesa uma variedade enorme de comida, provar um pouco de cada um dos pratos, acaba comendo de mais, no final, isso não é bom para a saúde, a pessoa engorda, altera colesterol, adquire diabetes e outras doenças”, acrescentou.
Antes da abertura oficial, as pessoas que chegavam para participar da Conferência, logo que faziam seus cadastros, foram recepcionados com um substancial café da manhã sortido com frutas, bolos de arroz e de mandioca, além de sucos de frutas, comida saudável que representa a diversidade de alimentos da região.
A secretária de Assistência Social de Lagoa da Confusão, Rosenira Pereira, lembrou os programas sociais e políticas públicas que já foram estabelecidas para ajudar a dar acesso a alimentação aos mais carentes no município.
“Hoje temos vários programas que ajudam as pessoas a superarem suas dificuldades na aquisição de alimentos. São mais de vinte programas que o governo municipal administra, tendo sempre o cuidado de utilizar critérios bastante rígidos e direcionados que possibilitem atender as pessoas que realmente necessitam”, declarou a secretária, esclarecendo ainda que o Cadastro Único é a base da seleção de qualquer um desses programas. “Um cadastro com padrões federais, por isso é importante que as pessoas renovem o cadastro pelo menos a cada dois anos”, disse.
Já a conselheira Luzinéia Alves da Silva Martins, presidente do Comsea, após dar as boas-vindas aos participantes da Conferência, destacou a importância da participação da coletividade em eventos como esse. “Esta Conferência tem como objetivo ampliar e fortalecer os compromissos políticos da administração municipal de Lagoa da Confusão para com a promoção da soberania alimentar, garantindo a todas e todos que aqui moram, o direito humano à alimentação adequada e saudável, assegurando a participação social”, asseverou.
A realização da II Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Lagoa da Confusão, contou ainda com palestra da representante do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado do Tocantins, a assistente social Maria Antônia das Chagas e trabalhos em grupos que debateram vários eixos temáticos relacionados à questão da segurança alimentar no município. No final, aconteceu a eleição dos delegados que vão representar Lagoa da Confusão na Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Tocantins. (Willian Borges - Ascom/Lagoa da Confusão)
Publicado em Tocantins na Edição Nº 15346
Comentários