(PALMAS-TO) - Começou nessa terça-feira, 6, a segunda etapa das oficinas de capacitação em madeira e fibra na Região do Bico do Papagaio, ministradas pelo designer Lars Diederichsen. O projeto é uma realização da Secretaria da Cultura, por meio da Superintendência de Artesanato, e tem o intuito de aprimorar e resgatar a produção artesanal considerada promissora na região. A primeira etapa do projeto aconteceu entre os dias 21 e 24 de novembro, onde ocorreram aulas teóricas e práticas com a participação de um grupo de 25 artesãos.
Segundo o instrutor Lars, nesta fase os alunos irão apresentar os exercícios deixados na primeira etapa das oficinas e finalizar os protótipos. “Na primeira etapa desenvolvemos alguns protótipos como cestas, bandejas, tábua de frios e fruteiras. Nesta etapa final, vamos definir as peças que irão delinear a linha de produção”, explicou o designer.
De acordo com a Diretora de Artesanato da Secretaria da Cultura, Ivoneide Barreto, as oficinas pretendem contribuir para o crescimento do setor artesanal da região. “A Secretaria da Cultura entende que é preciso haver um investimento nessas artes manuais, de forma que capacite e implante novas técnicas para os artesãos, fornecendo instrumentos que aprimorem seu produto e os tornem profissionais multiplicadores”, explicou Ivoneide. (Jarlene Souza/Secom)
Publicado em Tocantins na Edição Nº 14271
Comentários