Encontro reuniu prefeitos, secretários elideranças políticas de diversos municípios

(PALMAS-TO) - Secretários de Estado e 16 prefeitos tocantinenses discutiram, políticas públicas e ações conjuntas entre o governo e municípios. A reunião é mais uma etapa da proposta de construção de agenda institucional entre governo tocantinense e prefeituras, iniciativa lançada no Encontro do Governo do Estado com Prefeitos Eleitos, em dezembro, na Capital.
Na reunião dessa quarta-feira, o secretário de Relações Institucionais, Eduardo Siqueira Campos, reafirmou aos prefeitos que o governador Siqueira Campos determinou aos secretários que não meçam esforços para atuar em conjunto com os chefes de Executivo municipal. “Os secretários já estão orientados a atendê-los. Cabe aos prefeitos fazer o pedido nas secretarias, discutir as ações e iniciativas em conjunto”, declarou.
Entre os temas discutidos estavam reivindicações dos municípios nas áreas de saúde, educação e infraestrutura. O secretário Eduardo Siqueira ressaltou que o governo entrará na “fase municipalista”. “Compromissos feitos por vocês é compromisso do Estado. Estaremos juntos, num pacto pelo fortalecimento dos municípios.” Ainda conforme Eduardo Siqueira, independente da sigla ou da base de apoio do prefeito na eleição, o Governo buscará parceria com todos. “Independente de o governador ter subido no palanque de um dos senhores ou de outros que, por ventura foi adversário, não tem problema! Vamos pensar em trabalho, trabalho, trabalho”, declarou.

Repercussão
O prefeito de Rio dos Bois, Jesus Reis, disse que espera apoio do governo do Estado para a aquisição de ônibus escolares. Segundo ele, o Município tem apenas um veículo para esse tipo de transporte, o que não é suficiente. “Com a parceria do Governo os municípios vão sair do buraco em que se encontram”, avaliou o prefeito, ao ressaltar que as dificuldades em Rio dos Bois coincidem com dificuldades de outros municípios.
Em Axixá, no Norte do Estado, conforme o prefeito Auri-Wulange, o Dr. Auri, “a frota está sucateada, o Executivo Municipal está com grandes débitos no INSS, as ruas estão intrafegáveis e não há capacidade de investimentos”. Em um cenário como esse, a parceria com o Governo do Estado é fundamental e por isso, na opinião do prefeito, as expectativas para o relacionamento institucional com a administração estadual são as melhores. “Essa abertura que o Governo está dando aos Municípios é a tábua de salvação para as prefeituras. Vemos que o Governo está enxergando essa crise nos municípios”, disse Dr. Auri.
Também participaram do encontro os prefeitos Enoque Postilho, o Professor Enoque (Nova Rosalândia), Gesiel Orcelino dos Santos (Oliveira de Fátima), Francisco José Ferreira Lima, o Dedé (Monte Santo), Claiton José Georgete (Silvanópolis), Wilmar Pugas (Lizarda), Claudoir Bento (Marianópolis), Jonas Carrilho (Itaporã), Manoel Palma (Pium), Paulo Roberto Toledo, o Dr. Paulinho (Pequizeiro), Pedro Clésio (Colmeia), Wagner Coelho de Oliveira, o Wagmer da Gráfica (Formoso do Araguaia), Deusimar Amorim (Aparecida do Rio Negro), José Pedro Sobrinho, o Zé Pedro (Nova Olinda) e Erisvaldo Resplandes de Araújo, o Preto (Cachoeirinha).
Entre outras autoridades, a reunião contou com a presença dos deputados estaduais Júnior Coimbra, Ricardo Ayres, Iderval Silva, Vilmar do Detran e Jorge Frederico; os secretários de Estado Lúcio Mascarenhas (Administração), Danilo Mello (Educação), Olyntho Neto (Juventude), Arrhenius Naves (Comunicação) e Nelson Torezani (Coordenação de Políticas Públicas); os secretários executivos José Ribamar Maia Júnior (Infraestrutura), Ricardo Dantas (Educação), José Gastão Neder (Saúde) e Maria Teresa Rocha (superintendente de Apoio ao Governador).