(PALMAS-TO) - O secretario estadual da Segurança Pública, João Coelho, entregou ontem o cargo ao governador Siqueira Campos (PSDB). A decisão foi tomada, na tarde desta segunda-feira, 13, após reunião com seus assessores mais próximos. Coelho havia assumido a secretaria no dia 8 março de 2012. O motivo de sua saída e quem irá assumir a secretaria ainda não foi informado.
Coelho nasceu em Miracema, e tem 62 anos. É formado em Direito pela Faculdade de Direito de Anápolis (GO); pós-graduado lato sensu em Políticas e Estratégias Nacionais – Adesg/Esg; Direito Penal e Processual Penal; Direito Civil e Processual Civil e curso superior em Delegado de Polícia Federal – ANP/DPF/UnB/DF.
Possui, ainda, os cursos de Formação Profissional de Agente de Polícia Federal – MJ/DPF/ANP; Repressão ao Uso e Tráfico de Drogas – MJ/DPF/ANP; Course of Instruction de “Técnicas de Cumprimento das Leis de Repressão a Drogas” – United States Drugn Enforcement Training Academy Staf – DEA/USA; Prática Forense e Organização Judiciária – OAB/GO; Formação Profissional de Delegado de Polícia Federal – MJ/DPF/ANP; Curso de Gestão Policial – ANP/DPF; Curso de Formação de Agentes de Direitos Humanos – MJ/DPF; Curso de Armamentos e Tiros – ANP/DPF.
João Fonseca Coelho serviu no Setor de Operações do 6º ETA – Base Aérea de Brasília – Ministério da Aeronáutica; respondeu pelos Setores de Operações de Inteligência e Censura, na Delegacia de Polícia Federal em Ponta Porá – MS; pelos Setores Operacionais e de Inteligência, na Delegacia de Polícia Federal em Anápolis – GO; Exerceu diversos cargos de chefia, entre os quais o de chefe da Delegacia de Polícia Federal em Araguaína – TO e o de Superintendente Regional do DPF no Estado do Tocantins. Aposentou-se em 2003, como delegado de Polícia Federal Classe Especial, e atuou como advogado.
É membro efetivo da Academia Tocantinense Maçônica de Letras, Cadeira nº 06, e membro honorário da Academia Brasileira de Direito Processual Civil. Possui a Comenda do Mérito Farmacêutico – CRF/TO e Comendador da Ordem do Mérito Tocantins, outorgada pelo Ato Governamental nº 1245, de 30 de dezembro de 2002.