Com o objetivo de fortalecer a apoio os pequenos negócios pelo interior do Estado, o Sebrae Tocantins e a Federação das Associações Comerciais e Industriais do Estado do Tocantins - Faciet assinaram o Termo de Cooperação Técnica para viabilizar o Projeto Empreender: Unir para crescer, na sua versão digital.
A parceria foi oficializada na tarde desta terça-feira, 04, na sede do Sebrae em Palmas, com a presença do presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/TO (CDE), Rogério Ramos; o superintendente do Sebrae, Moisés Gomes; a diretora técnica, Eliana Castro e o presidente da Faciet, Fabiano do Vale.
O Projeto Empreender Digital reúne empresários de um mesmo município, por meio dos núcleos setoriais. Através destes núcleos, formados por empresas do mesmo segmento, eles discutirão problemas em comum e buscarão soluções conjuntas com o apoio de um profissional vinculado às duas instituições.
De acordo com o presidente do CDE, Rogério Ramos, a expectativa é que, através deste programa, o Sebrae e a Faciet facilitem a ampliação da inserção digital das empresas e sua sobrevivência em um mercado cada vez mais competitivo. "Como consequência, espera-se o aumento nas vendas, manutenção dos empregos e fortalecimento do associativismo", afirmou.
Segundo o superintendente do Sebrae, Moisés Gomes, as empresas tiveram que se reinventar neste momento de pandemia e isolamento social e o processo de transformação digital foi o caminho para garantir a permanência e sobrevivência das empresas no mercado. "Agora, mais do que nunca, os empresários de pequenos negócios precisam do Sebrae, da Faciet e das Associações Comerciais. Esperamos nos aproximar dos empresários, por meio dos Núcleos Setoriais e o ambiente digital é uma alternativa rápida e eficaz para apoiá-los neste momento", pontuou Gomes.
Para Fabiano do Vale, a proposta do Empreender Digital tem tudo a ver com o momento em que estamos vivendo. "Os empresários que não estavam no ambiente digital aos poucos vão se adequando e aprendendo. Estou vendo com bons olhos essa parceria e acredito que ela vai agregar ainda mais no desenvolvimento do comércio local", explicou o presidente da Faciet.
Eliana Castro, diretora técnica do Sebrae, destacou a importância da parceria entre as duas instituições para viabilizar a digitalização das empresas. "A Faciet está em quase todo o Estado, através das associações comerciais, e leva soluções para os clientes que são os mesmos do Sebrae. É com essa visão sistêmica que, juntos, iremos propor as melhorias que os empresários querem e precisam", explicou.
*Sobre o Empreender Digital*
O Projeto Empreender Digital abrangerá os municípios de Araguaína, Paraíso, Gurupi, Guaraí, Miracema e Dianópolis com Núcleos Setoriais de Materiais de Construção; Vestuário; Produtos Agropecuários; Reparadores Automotivos; Reparadores de Moto; Contadores; Cabeleireiros; Bares e Restaurantes. A Faciet mobilizará as Associações Comerciais dos municípios, que, juntamente com as regionais do Sebrae, organizarão e conduzirão os núcleos setoriais em um ambiente virtual. (IMPRENSA SEBRAE-TO)
Comentários