(PALMAS-TO) - As potencialidades da produção de peixe no Tocantins serão apresentadas na II Semana Acadêmica da Unitins, em Palmas. Na oportunidade, técnicos da subsecretaria de Aquicultura e Pesca da Seagro – Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário ministram curso sobre “Sistema de Produção de Piscicultura”. A capacitação acontece nesta quarta-feira, 23, a partir das 14h, na sala I do Campus.
No curso serão apresentados os principais métodos de criação de peixe, utilizando as técnicas avançadas nos sistema de criação em tanque-rede, viveiros e barragens. As explanações serão focadas nos diversos tipos de criação, mostrando a viabilidade, vantagens e manejos adequados para a produção de peixe.
Avanço - Na ocasião, os técnicos mostram o crescimento da piscicultura no Tocantins nos últimos anos. Um dos palestrantes e coordenador de Aquicultura da Seagro, Arthur Emylio França de Melo, explica que em 2001 a produção de peixe no Tocantins era de 1.300 toneladas de peixe e em 2011 a produção é estimada em 7.500 toneladas, um crescimento de 570% em 10 anos.
No final do curso será apresentado um vídeo mostrando uma fazenda modelo com as técnicas de produção integrada. Neste sistema, a ideia é mostrar a viabilidade de produção sustentável, utilizando a produção de peixe, agricultura e pecuária.
Publicado em Tocantins na Edição Nº 14259
Comentários