(PALMAS-TO) - Equipe técnica já trabalha para montar toda estrutura física da 12ª Agrotins - Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins, que acontecerá de 8 e 12 de maio, no Centro Agrotecnológico de Palmas. O trabalho de montagem de toda a estrutura é coordenado pela Seagro – Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário e executado pela empresa V3 Produções, vencedora do processo licitatório.
De acordo com o coordenador de Desenvolvimento Tecnológico da Seagro, Fernando Garcia, este ano o trabalho de organização e montagem das estruturas para Agrotins 2012 foram adiantados, com o intuito de oferecer um serviço de mais qualidade ao público. “A cada ano que passa, a estrutura da Agrotins vai evoluindo, ficando maior e com mais qualidade, o que exige um esforço maior de planejamento e organização”, afirmou Garcia, que integra a Comissão Organizadora da Feira.
Instituições parceiras, como a Seinfra – Secretaria da Infraestrutura, a Prefeitura de Palmas e a Celtins, também trabalham em prol de melhorias físicas no local, que receberá nas próximas semanas a maior Feira de Tecnologia Agropecuária da região Amazônica. A Seinfra vem realizando um trabalho de terraplanagem, melhoria das estradas de acesso e cascalhamento do local. A prefeitura está revisando as luminárias e as placas de acesso. Já a Celtins, cuida de toda a rede elétrica e a instalação de novos transformadores.
A área que está recebendo estrutura física para a Agrotins deve chegar a 12.000m². Este total inclui as montagens das estruturas do Pavilhão Central, Pavilhão Institucional, Pavilhão da Irrigação, Pavilhão da Agricultura Familiar, Pavilhão da Segurança Alimentar, Pavilhão da Aquicultura e Pesca, Feira do Mel, Serviços dos auditórios, Serviços de utilidade pública, dentre outros.
Dados
Na primeira edição da Agrotins, em 2001, participaram 88 expositores, cerca de 10 mil visitantes e a movimentação de negócios foi de R$ 7 milhões. Em 2011, o número de expositores saltou para 428, os visitantes para 68 mil e foram alcançados R$ 180 milhões em negócios. “No último ano obtivemos números recordes e para 2012 as expectativas são as melhores possíveis, sobretudo por causa do bom momento do agronegócio brasileiro e o destaque do Tocantins nesse cenário”, avaliou Garcia.
A área total do Centro Agrotecnológico de Palmas é de 600 mil m², onde estão incluídas as áreas das vitrines tecnológicas, áreas de pesquisas, instalações de animais, áreas de plantio, expositores de máquinas e muito mais. (Valmir Araújo)
Comentários