“Este ano, decidimos voltar os olhos para a pecuária, que é a principal atividade econômica do Estado. A exportação de carne tem crescido muito, assim como a melhoria do nosso rebanho”, afirma Ruiter Padua

(PALMAS-TO) - A 13ª edição da Agrotins – Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins acontece entre os dias 7 e 11 de maio de 2013. Para a realização do evento, técnicos da Seagro – Secretaria da Agricultura, Pecuária e do Desenvolvimento Agrário já estão mobilizados convidando empresas e secretarias parceiras do evento. A montagem da estrutura também foi licitada.
O tema central deste ano será “Pecuária com Tecnologia e Sustentabilidade”. Segundo o secretário executivo da Seagro, Ruiter Pádua, em 2012 o tema já havia sido definido pelo Governo e participantes da Feira. “Nas edições anteriores, focamos muito na questão da agricultura. Esse ano, decidimos voltar os olhos para pecuária, que é a principal atividade econômica do Estado. A exportação de carne tem crescido muito e junto com ela, a melhoria do nosso rebanho”, afirma.
Dentro da programação estão previstos negócios, workshops, exposições de produtores das mais diversas áreas, palestras, encontros técnicos, dentre outros. Na edição de 2012 foram 457 atividades distribuídas em 432 estandes. São universidades e instituições de pesquisa, empresas prestadoras de serviços e comerciantes de insumos, bancos e outros presentes no Parque Agrotecnológico de Palmas.
Em 2012, a movimentação financeira chegou a R$ 325 milhões em negócios que envolveram produtores dos 139 municípios. Também foram movimentados R$ 9 milhões de maneira indireta, com transportes, marketing e comércio de alimentos. Mais de 80% dos expositores da última edição já confirmaram presença esse ano e novos parceiros já estão procurando a Seagro. A feira é considerada o maior evento do setor na Região Amazônica e, por isso, serve de vitrine a todos os investidores.
Outro ponto importante da Feira é a presença massiva de agricultores familiares tocantinenses, que em 2012 foram mais de 2.800. Para garantir a presença dos produtores, todo ano a Seagro organiza caravanas e esse ano não será diferente. “Nosso intuito esse ano é mobilizar mais agricultores familiares, através dos sindicatos e associações rurais, para que aumente a participação deles na Agrotins”, ressalta Pádua.
Mais informações sobre a Agrotins 2013 através do telefone para contato (63) 3218-2136 Seagro e site  agrotins.to.gov.br/. (Gabriela Glória)