(PALMAS-TO) - A judoca Sarah Menezes desembarca em Palmas no dia 27 de setembro para a Copa Sesc de Judô, que, este ano, recebe o nome da atleta. Ainda na sexta-feira, a campeã olímpica vai visitar as unidades Tênis Sesc e Centro de Atividades, para conhecer o trabalho do Projeto Carrossel.
A Copa Sesc Sarah Menezes de Judô será realizada entre os dias 27 e 29 de setembro, no Tênis Sesc, localizado no Jardim Aureny III. São esperados cerca de 600 atletas do Tocantins, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Pará. A competição, realizada e promovida pelo Sesc, com apoio da Federação Tocantinense de Judô – Fejet, já é tradição em Palmas.
Sarah Gabrielle Cabral de Menezes, a judoca que vale ouro para o Brasil, chega ao Tocantins no dia 27 de setembro e vai conhecer as unidades do Sesc, onde os integrantes do Projeto Carrossel praticam Judô. “A presença de Sarah nesta edição é extremamente valiosa, tanto para os alunos do Projeto Carrossel quanto para os demais atletas. Sarah foi aluna do Sesc no Piauí e conseguiu chegar muito longe. Esperamos o mesmo para os nossos judocas”, conta o coordenador de esportes do Sesc Tocantins, Henrique Miola.
Perfil
Sarah Menezes é a primeira mulher brasileira a ganhar uma medalha de ouro no judô das Olimpíadas. O ouro de Sarah foi carregado de significados. Foi o primeiro do Brasil em Londres 2012, logo no primeiro dia oficial de disputas; o primeiro o judô em 20 anos; e a 17ª medalha do judô em Olimpíadas.
Aos 18 anos, Sarah Menezes foi campeã mundial júnior, em Amsterdã, na Holanda, e se tornou automaticamente a grande esperança da modalidade. A atleta estreou em Olimpíadas em 2008, e caiu na primeira luta. Em 2009, conquistou o bicampeonato júnior, foi eleita Atleta do Ano pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e iniciou sua escalada entre os adultos. No ano seguinte, foi medalha de bronze no Mundial de Tóquio; dois anos depois, chegou à prata no Mundial de Paris.
Durante os quatro anos do ciclo olímpico, colecionou ouros em etapas de Grand Slam, Grand Prix e Copa do Mundo, sem jamais deixar os treinamentos em Teresina, no Piauí, sua casa, onde é ídolo para milhares de crianças.
A judoca coleciona títulos, conquistados em competições internacionais. Foi Medalha de ouro no Campeonato Mundial de Judô, 2013, em Moscou (RU), medalha de ouro no Campeonato Pan-Americano de Judô, 2013, em San José, Costa Rica, campeã olímpica em Londres, em 2012, campeã Mundial Junior em 2008, em Amsterdã, Holanda; bicampeã Mundial Junior em 2009, Paris (FR), medalha de ouro na temporada de 2009 nas Copas do Mundo de Madrid (Espanha) e Lisboa (Portugal) nesta, venceu todas as lutas por Ippon. Sarah conquistou, também, medalha de Prata no Campeonato Mundial de Judô de 2012 em Paris, medalha de Bronze no Campeonato Mundial de Judô de 2010, em Tóquio, quinta colocada no Mundial Sênior de 2009 em Amsterdã (Holanda), quarta colocada no Grand Slam de Tóquio (Japão), em 2009 e eleita a Atleta do Ano, em 2009, pelo Comitê Olímpico Brasileiro.
A Copa Sesc Sarah Menezes de Judô será realizada nos dias 27 a 29 de setembro na unidade Tênis Sesc, região Sul de Palmas. Esta é a oitava edição do festival de Judô, que já recebeu atletas campeões, como Antônio Tenório.
Publicado em Tocantins na Edição Nº 14813
Comentários