(PALMAS-TO) - O Ruraltins – Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins intensifica neste segundo semestre as ações do Programa Quintal Verde. Nessa terça-feira, 14, no município de Combinado, a 464 km de Palmas, cerca de 70 agricultores familiares e representantes de seis escolas da rede estadual foram beneficiados com o lançamento do programa.
Na ocasião, foi realizada uma palestra sobre manejo de hortaliças e controle de pragas com receitas a base de defensivos naturais, evitando assim prejuízos na produção, além de distribuição de sementes de várias espécies de hortaliças e kits de adubos.
O programa Quintal Verde também está sendo implantado pelos extensionistas do Ruraltins, neste mês de agosto, nas cidades de Palmeiras, Pequizeiro, Colmeia, Goianorte e Rios dos Bois.
Segundo o diretor de assistência técnica e desenvolvimento rural do Ruraltins, Valdivino Fraga, já foram implantas, só este ano, mais de 117 hortas, sendo que a meta é de implantar até ao final do ano cerca de 480.
“O programa foi criado pelo Governo do Estado em 1990 e já beneficiou mais de 150 mil famílias, entre agricultores e população carente das zonas urbana e rural, estudantes da rede pública municipal e estadual, associações de produtores rurais, quilombolas e indígenas”, destacou o diretor.

Quintal Verde

O Programa Quintal Verde visa incentivar a horticultura e contribuir para a melhoria do padrão alimentar das famílias tocantinenses, sendo coordenado e executado pelo Ruraltins.
A ação incentiva os cultivos de culturas como: alface, berinjela, beterraba, cebolinha, couve, jiló, pimentão, repolho, tomate, abobora, cenoura, coentro, feijão-vargem, melancia, melão, pepino, quiabo, rabanete, rúcula, salsa, entre outros. (Wladimir Machado)