Araguaína - Visando melhorar a qualidade de vida da população, ações de urbanização têm sido desenvolvidas pela Prefeitura de Araguaína. Nos próximos dias, iniciará a construção das calçadas nas esquinas das ruas Primeiro de Janeiro e 13 de Maio, vias de grande tráfego de veículos no centro da cidade. O projeto executivo foi concluído e a pavimentação da 13 de Maio com asfalto usinado a quente (CBUQ) foi concluída. Nos próximos dias deve iniciar a aplicação da capa asfáltica também na 1º de Janeiro.
O próximo passo das intervenções da Prefeitura é a execução das calçadas. A via era conhecida por ser uma espécie de ‘colcha de retalhos’, onde tinha asfalto, e caracterizava-se também pelos antigos bloquetes, em vários trechos. As obras contemplam calçadas com blocos de concreto intertravados, alongamento das calçadas próximo às faixas de pedestres, sinalização de trânsito horizontal e vertical e bancos-canteiros de concreto com plantio de árvore de pequeno e médio porte, totalizando 12 nas duas vias.

Estacionamento
O projeto executivo contempla a construção de espaços para estacionamentos em “gaveta”, nos dois lados das pistas. Em dias de pico, a Rua Primeiro de Janeiro terá capacidade para estacionar até 126 automóveis e 140 motos. Já a 13 de Maio poderá estacionar até 147 automóveis e 130 motos. O estacionamento destina vagas também para idosos e deficientes físicos, sendo 8 para idosos e 7 para deficientes físicos na 1° de Janeiro, bem como 6 vagas idosos e 7 serão destinadas para deficientes físicos na Rua 13 de Maio.
Além disso, haverá rampas de acesso em todas as esquinas, pintura de faixa de pedestres e sinalização vertical. Ambas estão na programação para serem inclusas na Zona Azul. “As intervenções vão promover mais segurança aos pedestres, principalmente na travessia das ruas; as rampas promovem maior segurança para os idosos e portadores de necessidades especiais; e o trânsito terá maior controle com a sinalização horizontal e vertical”, destacou o secretário executivo da Infraestrutura, Epson Douglas Zum Bach, assegurando que as manutenções ficarão a cargo da Secretaria da Infraestrutura.