(Monte do Carmo-TO) - Com devoção e tradição mais de 250 romeiros realizaram a procissão de cavalgada a São Sebastião na cidade de Monte do Carmo, região central do Tocantins, nessa sexta-feira, 20. Uma procissão diversificada composta por mulheres, crianças e vaqueiros percorreu a cidade, conduzida pelo padre Marco Aurélio, que finalizou com a entrega da imagem de São Sebastião para a celebração da tradicional missa no palco formado em frente à Paróquia Nossa Senhora do Carmo.
Segundo a Secretaria de Comunicação Social do Estado (Secom), a missa em homenagem ao padroeiro dos vaqueiros teve início às 19 horas e foi marcada por rituais voltados ao homem do campo, como a canção “A missa do vaqueiro”, que abriu a cerimônia.
Para o contador William Pereira, natural de Monte do Carmo, a festa já integra a cultura da cidade. “É um festejo muito importante, já é característico da cultura da cidade e faz parte do calendário anual. Todo dia 20 de janeiro temos esta procissão dos vaqueiros a São Sebastião”, declarou.
Segundo o superintendente do patrimônio histórico da Secretaria de Estado da Cultura, Antônio Miranda, que esteve presente no evento junto a uma equipe de coordenadores e diretores da Secult, a preservação da festa contribui para o fortalecimento da identidade cultural do Estado. “As manifestações culturais de Monte do Carmo foram preservadas ao longo dos anos, principalmente pelo homem do campo, e a festa de São Sebastião vem homenagear este homem que tanto contribuiu para o fortalecimento da tradição cultural do município”, explicou.
Dentre as atividades da programação houve corrida de cavalo, missa, cavalgada, procissão, entrega da premiação aos vaqueiros tradicionais e sorteio de brindes ligados ao homem do campo. Toda a logística do evento é organizada pela paróquia Nossa Senhora do Carmo e a prefeitura do município, que contou com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura.
Publicado em Tocantins na Edição Nº 14311
Comentários