Poeta Zacarias Martins - Divulgação / Wilma Gomes

(GURUPI/TO) - Um dos principais representantes da literatura tocantinense, o poeta, jornalista e ativista cultural Zacarias Martins, que reside em Gurupi, no Sul do Estado, comunicou que neste ano de 2020 dará continuidade a seu projeto de Roda de Conversas que, no ano passado, percorreu as principais cidades do Estado do Tocantins, com recital de poesias e palestras motivacionais  que incentivam a leitura e a produção textual.
De acordo com o poeta, que também integra o quadro de Membro Correspondente da Academia Imperatrizense de Letras, essa atividade já está contemplada no PPP - Projeto Político Pedagógico de várias unidades escolares pelo Tocantins à fora, visando despertar nos estudantes o hábito da leitura e, ao mesmo tempo prepara-los  para que que acumulem conhecimentos  na hora em que forem redigir uma redação, por exemplo,  que tem sido uma das maiores dificuldades para quem  precisa prestar o exame vestibular.
Durante essas Rodas de Conversa, Zacarias Martins, aproveita, também, para  promover a divulgação da segunda edição  do seu  livro de poesias,  "Pinga-Fogo" , lançado pela Editora Veloso.

Sobre o escritor
Paraense de Belém, mas residindo em Gurupi desde 1983,   Zacarias Martins é um escritor premiado e já recebeu várias condecorações e honrarias em reconhecimento a seu trabalho literário, dentre as quais, a  Medalha da Ordem do Mérito da Cultura e Cavaleiresca   de Santo Amaro, no Grau de Comendador; Medalha de Mérito Cultural D. Pedro II; Título de Cidadão Tocantinense, concedido pela Assembleia Legislativa do Tocantins; além da medalha do Mérito Acadêmico, outorgada pela Academia Brasileira de Estudos e Pesquisas Literárias. 
É membro fundador da Academia Tocantinense de Letras e da Academia Gurupiense de Letras, além de ter integrado o primeiro colegiado  do Conselho Estadual de Cultura do Tocantins.
O poeta já publicou seis livros de poesias e um de crônicas (Histórias da história de Gurupi), obra indicada por  duas vezes para o exame vestibular da Universidade de Gurupi. Tem ainda participação em mais de 50 antologias literárias. Também está presente no "Almanaque Santo Antônio - 2020",  da Editora Vozes, uma das maiores editoras do Brasil.