(Colinas-TO) - A Prefeitura de Colinas teve obras nos canteiros da avenida Bernardo Sayão, principal via da cidade, paralisadas por apelo popular e liminar concedida pela Justiça nessa quarta-feira, 2. A ação da prefeitura foi iniciada após aprovação de projeto de lei para revitalizar as praças públicas do município.
De acordo com o vereador Júnior Pacheco (PMDB), as obras começaram por volta das 9 horas da manhã, mas a população reagiu. "Ele [prefeito] arrancou um canteiro no centro da cidade. O pessoal entrou na frente das máquinas para impedir", disse o vereador.
Viviane Aparecida Martins da Silva, uma das moradoras que impediram as obras, afirmou que a população não estava informada. "Nós não sabíamos de nada. O comércio acreditou que seria um estacionamento". Viviane Martins ainda argumentou: "A Bernardo Sayão é um patrimônio cultural. Eu não vi revitalização, vi destruição".
O promotor Guilherme Goseling Araújo foi procurado, e entrou na Justiça com pedido de liminar para interromper as obras, que contariam com uma pista de skate e palco para shows.
Pacheco lembrou que a projeto aprovado pela Câmara Municipal era para revitalização e criticou a gestão do prefeito José Santana (PT). "É um absurdo o que o prefeito queria fazer. A espaço é um patrimônio cultural. Temos tantos outros locais para chamar a população, e ele quer arrancar o que está bonito. É falta de planejamento".