(Palmas) - Terminou ontem, a participação do Tocantins no XVI Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas - ENCOB, que acontece em Maceió, Alagoas. O Estado está sendo representado no Encontro por membros dos comitês de bacias hidrográficas do Rio Formoso, Rio Manuel Alves, Entorno do Lago e rios Lontra e Corda, além de dois servidores da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades), um membro do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH) e um servidor do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).
O secretário-executivo do comitê de bacia hidrográfica do Manuel Alves, Wesley Mazoni, explicou que no evento já foram identificadas novas experiências que serão implantadas aqui no Tocantins. “O nosso comitê está em fase de estruturação e é muito importante saber o que tem dado certo nos outros para que possamos implantar e adequar à nossa realidade. Aqui tivemos uma boa notícia de que as barraginhas, que já implantamos, têm surtido ótimos resultados a médio e longo prazo na recuperação dos lençóis freáticos”, destacou.
Segundo o diretor de planejamento e gestão de recursos hídricos da Semades, Aldo Azevedo, a troca de experiências e a capacitação dos atores que compõem o Sistema de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Tocantins é uma das principais vantagens do Encontro. “Esta é uma oportunidade ímpar para os participantes poderem conhecer os projetos dos outros comitês e avaliar os resultados”, pontuou.
O evento tem como um dos objetivos possibilitar que os Comitês de Bacias Hidrográficas identifiquem as oportunidades e desafios para a promoção da gestão integrada das águas, de forma participativa e descentralizada, com foco na sustentabilidade dos recursos hídricos. A iniciativa da Rede Brasil e da Rede Internacional de Organismos de Bacia também busca integrar todos os organismos, entes e segmentos que compõem e participam do Sistema Nacional de Recursos Hídricos. (Helton Gonzaga / Ascom Semades)