(PALMAS-TO) - O Ministério Público Estadual (MPE) juntamente com o Ministério Público Federal (MPF) instauraram procedimento para apurar denúncia anônima encaminhada via ouvidoria de que a Secretaria Estadual de Saúde (SESAU) estaria realizando pagamentos indevidos a servidores. De acordo com a assessoria de comunicação do MPE, a denúncia chegou ao Ministério após a criação de uma comissão para analisar a folha de pagamento da Sesau.
Na quinta feira, 31, em reunião com representantes da Sesau verificou-se que os pagamentos questionados na denúncia são feitos exclusivamente com recursos da União.
Conforme a denúncia os servidores estariam recebendo pagamentos regulamentados apenas por portaria. Além disto, a produtividade e a gratificação estariam sendo pagas num único valor, ultrapassando inclusive, em alguns casos, o teto constitucional.
De acordo com o MPE, diante das informações que chegaram ao conhecimento do Ministério Público, a promotora de Justiça Maria Roseli de Almeira Pery, requisitou uma série de documentos da Secretaria Estadual de Saúde, já que, em tese, os fatos mencionados podem configurar improbidade administrativa, sem prejuízo de responsabilizações criminais.