(PALMAS-TO) - O repasse do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) feito pelo Governo do Estado para o município de Palmas subiu 36% de 2011 para 2012. Ao todo, foram repassados R$ 91,5 milhões para a Capital, enquanto em 2011 o total foi de R$ 59,3 milhões. O dado foi coletado pela Secretaria do Planejamento e da Modernização da Gestão Pública (Seplan), durante a atualização do Perfil Socioeconômico dos 139 municípios do Tocantins, divididos em regiões.
No Perfil Socioeconômico são coletadas informações a respeito dos diversos setores da sociedade. Ainda na Capital, o número de famílias atendidas pelo Programa Bolsa Família cresceu 7%, sendo que em 2011 eram 10.680 mil beneficiários e em 2012 o número passou para 11.470 mil. No mesmo período, o número de ligações de energia elétrica de 85.229 mil passou para 91.579 mil, um aumento de 9%. A Taxa de Mortalidade Infantil de 13,8% em 2009 caiu para 11% em 2010.
Este trabalho de coleta dos dados é realizado continuamente pelo Departamento de Pesquisa e Zoneamento Ecológico-Econômico (DZEE), que busca informações sobre aspectos físicos, demográficos, Indicadores Sociais, econômicos, educação, saúde, saneamento básico, finanças públicas, serviços e equipamentos urbanos e problemas ambientais.
A Seplan estima que em maio já estejam disponibilizadas no site www.seplan.to.gov.br todas as informações atualizadas da Região Central, que abrange Palmas, Porto Nacional, Miracema do Tocantins, Aparecida do Rio Negro, Brejinho de Nazaré, Fátima, Monte do Carmo, Tocantínia, Ipueiras, Lajeado e Oliveira de Fátima.
De acordo com o diretor geral do DZEE, Joaquin Eduardo Manchola Cifuentes, este levantamento será divulgado por regiões administrativas, que são Araguatins, Augustinópolis, Tocantinópolis, Xambioá, Araguaína, Colinas do Tocantins, Goiatins, Guaraí, Palmas, Pedro Afonso, Paraíso do Tocantins, Novo Acordo, Natividade, Gurupi, Dianópolis, Paranã, Arraias, Taguatinga. (Thaís Souza – Seplan)