(PALMAS-TO) - Visando discutir estratégias de implementação e operacionalização da Rede Cegonha no Estado do Tocantins, a Sesau – Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com o MS – Ministério da Saúde, realiza nos dias 12 e 13, em Palmas, reunião com o Grupo Condutor Estadual da Rede Cegonha e 2ª Oficina da Rede Cegonha com os municípios prioritários para implantação desta rede.
No total 35 municípios prioritários que compõem as CIR – Comissões Intergestoras Regionais de Saúde (Capim Dourado, Médio Norte e Bico do Papagaio), participarão das discussões com os técnicos da Sesau e MS.
No evento serão abordados os indicadores de saúde de cada localidade, capacidade instalada, rede que temos em toda região e rede que necessitamos para atenção, assistência e acompanhamento ao pré natal, parto e nascimento, pós parto e acompanhamento da criança de 0 a 24 meses.
A Rede Cegonha, instituída no âmbito do SUS – Sistema Único de Saúde, por meio da Portaria nº 1.459, de 24 de junho de 2011, consiste em uma rede de cuidados que visa implementar um novo modelo de atenção à saúde da mulher e à saúde da criança, com vistas à redução da mortalidade materna e infantil.
O Tocantins aderiu oficialmente ao programa em novembro de 2011 e desde então a operacionalização da Rede Cegonha, no Estado, está em fase de adesão dos municípios e diagnóstico dos serviços de saúde prestados, inclusive com análise dos indicadores relacionados à saúde materna infantil.
O Estado e os municípios elaborarão seus planos de ações referentes à operacionalização da Rede Cegonha, sendo estes documentos orientadores para a execução das fases de implementação da Rede, repasse dos recursos financeiros, monitoramento e avaliação da implementação da Rede no Tocantins.
A coordenadora de Ciclos de Vida da Sesau, Anna Crystina Mota B. Bezerra, ressalta que, “além dos 35 municípios prioritários para adesão da Rede no Estado, os demais municípios podem fazer adesão facilitada à Rede Cegonha no âmbito da Atenção Básica, objetivando melhorar a qualidade da atenção e assistência prestada no pré-natal, puerpério e atenção à criança”, esclarece. (Íris Silva)