(Porto Nacional-TO) - O Rally dos Sertões realiza trabalho importante de benefício social a comunidades escolhidas em cada Estado, e com atuação antes, durante e após a passagem da caravana. O Programa de Desenvolvimento Sustentável da Escola, desenvolvido pelo Instituto Brasil Solidário, traz educação, saúde, esportes, cultura e ensinamentos sobre meio ambiente, para cidades que recebem o Rally dos Sertões ou estão paralelas ao percurso. Este ano, Novo Acordo, na Escola Ruidelmar Limeira Borges, e Porto Nacional, no Centro de Ensino Médio Félix Camoa foram os pontos selecionados para a mobilização de alunos e cidadãos.
Em Novo Acordo, a comunidade apresentou shows folclóricos e com a presença de gestores e alunos, recepcionou os profissionais do Social, que já estiveram na cidade há dez anos pelo Projeto Trilha Brasil. A equipe ainda passou na noite do dia 12 por Aparecida do Rio Negro, para avaliar o andamento dos projetos aplicados na edição de 2010 da ação social no município. Resumo de Novo Acordo: médicos (clínica geral, pediatria e cardiologia) -111;Atendimentos ginecológicos: 39; Atendimentos odontológicos: 45; Atendimentos dermatológicos: 115, além de 3 micro cirurgias e 41 procedimentos; Kits Escolares para alunos: 500; 1 farmácia Teuto montada no local e uma brinquedoteca na escola.
A atividade conjunta dos profissionais da Ação Social do Rally dos Sertões atuou em Porto Nacional desenvolvendo a reestruturação da biblioteca, com acervo de 800 livros; entrega de kits escolares, com livros de literatura, lápis, cadernos para cerca de 6 mil alunos; entrega de um microcomputador; atendimentos médicos nas áreas de Odontologia, Ginecologia, Dermatologia, com mais de 400 beneficiários. Foram realizadas palestras sobre Meio Ambiente, versando sobre hortas comunitárias, arborização e viveiros, projetos de coleta seletiva e educação ambiental na escola, oficinas de reciclagem de papel.
Na área de educação, inclusão digital e cultural as comunidades assistiram apresentação de teatro educativo de bonecos, oficinas de artes e pintura, aulas ensinando a contar histórias, doações de material esportivo, com jogos de camisas e bolas, além de oficinas de jornal, e concursos para incentivo à leitura com premiação especial de bicicletas e entrega de medalhas. Em Porto Nacional, a comissão julgadora do concurso de leitura foi presidida pelo escritor Juarez Moreira Filho.
De acordo com o presidente do Instituto Brasil Solidário, Luiz Salvatore, que executa este projeto com o Rally dos Sertões, são mais de dez anos neste trabalho social e ambiental. E sempre contando com a parceria de grandes grupos empresariais nacionais, deixando no rastro da competição uma contribuição sólida nas áreas culturais e de saúde da população.
Publicado em Tocantins na Edição Nº 14178
Comentários