O ponto facultativo não se aplica às unidades e serviços considerados essenciais, cujas atividades não podem ser paralisadas ou interrompidas como SAMU, UPA e Hospital Municipal

Decreto foi publicado na edição nº 1791 do Diário Oficial do Município; data antecede o feriado da Paixão de Cristo, em que os cristãos relembram sua crucificação e morte no Calvário.
O ponto facultativo não se aplica às unidades e serviços considerados essenciais, cujas atividades não podem ser paralisadas ou interrompidas como SAMU, UPA e Hospital Municipal.
Foi publicado no Diário Oficial do Município da última sexta-feira, 12, o decreto n° 142/2019 que institui ponto facultativo para os órgãos públicos municipais, nesta quinta-feira, 18. A data antecede a Sexta-Feira da Paixão, data religiosa católica que relembra a crucificação de Cristo e sua morte no Calvário.
No decreto, assinado pelo prefeito em exercício Fraudneis Fiomare fica determinado que o ponto facultativo não se aplica às unidades e serviços considerados essenciais. Essas atividades não podem ser paralisadas ou interrompidas, como a Unidade de Pronto Atendimento (UPA/24h), Hospital Municipal de Araguaína Eduardo Medrado (HMA) e Serviço Móvel de Urgência e Emergência (SAMU/192). 
Tradicional Via Sacra
Como em várias cidades do País, Araguaína realiza a encenação da Via Sacra, na sexta-feira, 19, no Eco Parque Cimba.  Com início às 20 horas, o espetáculo conta com cenas que retratam momentos importantes da vida de Jesus Cristo, como batismo, Santa Ceia, multiplicação dos pães e outras, até a Via Crucis, com a crucificação no Calvário, seguida de sua morte e ressurreição.