A Câmara Federal divulgou a relação dos quatro pré-selecionados do Tocantins no programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) 2016: Agda Cristina Mendes, do Centro de Ensino Médio (CEM) Florêncio Aires, de Porto Nacional; Jessiele Gomes Amador, da Escola Estadual Sampaio, de Sampaio do Tocantins; Renan da Silva de Freitas, da Escola Família Agrícola de Porto Nacional e Pablo Alves Borges, do Colégio Estadual de Itacajá.
Os pré-selecionados têm até o domingo, 10, para se inscreverem no sistema de seleção final da Câmara dos Deputados, por meio do site www.educacaoadistancia.camara.leg.br/pjb/2016. Nessa etapa, os projetos serão avaliados por uma comissão formada por servidores da Casa, que atuam diretamente no processo legislativo. A divulgação do resultado dos selecionados está prevista para o dia 19 de agosto. Já a jornada será realizada de 26 a 30 de setembro.
De acordo com a coordenadora estadual do PJB, a técnica de Projetos Educacionais da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), Vaneide Labres, neste ano os alunos tiveram maior interesse em participar do PJB e procuraram diretamente as pessoas envolvidas no programa para tirarem as eventuais dúvidas. “Recebi vários e-mails e ligações de alunos. Fizemos um trabalho intenso de divulgação nas Diretorias Regionais de Ensino e falamos bastante sobre a importância de as escolas estimularem a participação dos estudantes”, explicou.
Para Vaneide, a expectativa é que o Tocantins obtenha êxito na etapa final da seleção. “Esse é um programa que muda a vida do aluno. É uma experiência ímpar viver uma jornada na Câmara Federal, com aulas, capacitações e a experiência do dia a dia de um parlamentar. Queremos isso para os nossos alunos, pois entendemos que essa experiência estimulará o pensamento e direcionará os alunos no engajamento de outros projetos”, afirmou.
Os pré-selecionados que, porventura, encontrarem dificuldade no ato de inscrição, podem entrar em contato através do e-mail gerenciadeprojetos@seduc.to.gov.br ou pelos telefones 3218-2230/1799.
PJB
O Parlamento Jovem Brasileiro é realizado anualmente e tem por objetivo possibilitar aos alunos do ensino médio das escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, mediante a participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados, em que os estudantes tomam posse e atuam como deputados jovens.
A primeira edição do programa ocorreu em 2004. Até agora já houve a participação de 924 jovens parlamentares estudantes do Ensino Médio. A 13ª edição do PJB é desenvolvida pela Câmara dos Deputados, em parceria com o Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (Consed).
Comentários